Investimento

Frigorífico do Norte do PR investe R$ 20 milhões na ampliação de unidade em Ibiporã

Com abate diário de mais de 3 mil suínos, grupo agora concentra o processamento de todos os subprodutos gerados

08-Dez-2021 09:59

O RPF Group – quarto maior produtor paranaense de proteína suína, com abate diário de 3,1 mil cabeças – iniciou no último mês de novembro a operação de uma nova unidade para processamento de subprodutos e está em fase final da construção de  uma fábrica de banha.

O investimento do grupo nessas  ampliações  é de aproximadamente R$ 20 milhões, com geração de 30 novos postos de trabalho, segundo informa o gerente industrial Saulo Clímaco.

,
óleo
A fábrica de farinha e óleo para alimentação animal, também chamada de graxaria, tem capacidade para processar 50 toneladas por dia de matéria-prima - que envolve tudo o que o frigorífico gera de subprodutos, incluindo sangue, ossos, carne e vísceras –, transformada em  componentes para ração animal.

“É uma fábrica totalmente automatizada, que processa os subprodutos gerados nas nossas unidades de Ibiporã e de Bocaiúva do Sul. Até então, esse material era comercializado para processamento”, explica Clímaco.

“Com essa operação, o  RPF Group fecha todo o ciclo produtivo da cadeia suína, tendo total domínio da qualidade em cada etapa da produção”, ressalta o gerente industrial, complementando que a empresa atua diretamente desde a coleta e avaliação do sêmen até a terminação dos animais, oferecendo todos os insumos e assistência técnica  aos produtores – da logística até o manejo. A produção dos animais atualmente é concentrada na região de Toledo, no oeste do estado.

“Essa questão é bastante importante para nós, porque garantimos ao consumidor e a nossos clientes a qualidade da procedência de nossos produtos; e desta mesma forma agora se dá com o processamento dos subprodutos que passamos a entregar ao mercado”, acrescenta o gerente.

Nova fábrica de banha suína

Outro investimento do RPF Group na planta industrial de Ibiporã é a fábrica de banha, que começa a produzir no início de 2022. Com capacidade de 20 toneladas dia, essa unidade vai processar toda a matéria-prima gerada nos frigoríficos da marca em Ibiporã e Bocaiúva do Sul, utilizando um sistema de fusão -  que derrete a gordura suína e a transforma em banha líquida, envazada em embalagens de 500 gramas, um quilo e 3,6 quilos. A apresentação final do produto ocorre na forma pastosa.

“Sem aditivos químicos e com origem 100% animal, a banha suína vem voltando  à cena  e ganha a  preferência do consumidor, acompanhando  principalmente as tendências de comportamento  na  redução de consumo de industrializados e ultra processados”, avalia o gerente industrial Saulo Clímaco.

Outras vantagens do produto  em relação aos  óleos vegetais incluem o incluem o  fato de ter nutrientes - a exemplo da vitamina C, B, fósforo e ferro,  boa resistência a altas temperaturas sem liberação de componentes tóxicos, podendo ser usado em todas as preparações.

A banha suína produzida pelo RPF Group será vendida com a  assinatura Rainha Alimentos, que  é a marca de varejo do grupo.

O nobre destino dos subprodutos da produção de proteína suína

A carne suína é a segunda proteína animal mais consumida no mundo e  vem ganhando também, ano a ano, um lugar especial no prato do brasileiro. Só neste ano de 2021, o consumo per capita cresceu 5%, chegando a representando 16,90 quilos por pessoa, contra 16,06 quilos de 2020, segundo estudo da Associação Brasileira de Proteína Animal  (ABPA).

Assim como crescem a  produção e o  consumo de carne, também aumenta a quantidade de subprodutos desses animais, como sangue, gorduras, entre outros que, se fossem dispensados na natureza, causariam um grande desastre. Mas, ao contrário disso, o material tem um destino nobre: transformados pela indústria da graxaria, os rejeitos viram componentes para ração animal e também seguem para a produção de biodiesel.

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%
13 de Maio de 2022

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%

O rendimento médio nacional está em 3.010 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 42 milhões de toneladas.

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil
16 de Maio de 2022
Insumos

Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas
18 de Maio de 2022
Insumos

A previsão é de que sejam enviados 11,483 milhões de toneladas de soja em grãos, ante as 10,615 milhões de toneladas projetadas na semana passada.

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino
17 de Maio de 2022
Exportações

Percentual de crescimento é um comparativo do período de janeiro abril de 2022 ao mesmo quadrimestre do ano passado