Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Incentivo

Frigoríficos regionais do MT poderão comercializar carnes para todo o Brasil

Frigoríficos que possuem o selo Sise poderão aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Frigoríficos regionais do MT poderão comercializar carnes para todo o Brasil

No prazo de um mês, os frigoríficos regionais mato-grossenses que possuem o selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise) poderão aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A informação é do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Guilherme Nolasco. A adesão vai fomentar a cadeia produtiva de carne. Assim, para representantes, a ampliação do mercado vai permitir que empresas de menor porte fortaleçam seus negócios.

Há uma semana, a Associação dos Criadores (Acrimat) protocolou no Indea um ofício solicitando agilidade no processo de adesão ao Sisbi-Poa para garantir mais competitividade ao setor. Atualmente, 48,8% dos abates no Estado são realizados por um único grupo e 77% distribuídos entre 5 empresas. De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), outras 42 empresas abateram 22,9% do total de 2015.

Para o vice-presidente da Acrimat, Amarildo Merotti, a adesão vai fomentar toda a cadeia produtiva da carne. “Com a ampliação do mercado consumidor vai permitir que essas empresas de menor porte fortaleçam seus negócios, aumentando também demanda por animais para o pecuarista. E quem mais ganha com isso é o consumidor, que terá mais diversidade nas gondolas e com garantia de qualidade”, afirma o produtor.

“O processo de adesão do Serviço de Inspeção Estadual ao Serviço Federal está encaminhado e em breve as indústrias regionais poderão solicitar o selo federal e colocar seus produtos no mercado nacional. Vamos fortalecer o produtor e o empresário daqui e garantir aos consumidores de todo o país a qualidade da carne”, declarou o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

O diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari diz que a medida mostra sensibilidade do governo para a situação e o compromisso. O Imea aponta que em Mato Grosso, 90% dos abates são feitos por empresa com SIF e que os frigoríficos com Sise representam 8,16%.

Endosso  Nacional

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, declarou que o Ministério pretende estimular a participação de mais grupos no mercado de carnes. De acordo com o jornal Diário do Comércio e da Indústria (DCI), o ministro afirmou que as empresas grandes e fortes são importantes, mas que é preciso que haja uma predominância de pequenos. Com informações Acrimat.