Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Certificado Internacional

Frimesa comemora novo status sanitário do Paraná, reconhecido pela OIE

Com área Livre da Vacinação da Aftosa no Paraná, a expectativa é de que toda a cadeia produtiva de suínos seja impulsionada no Estado

Frimesa comemora novo status sanitário do Paraná, reconhecido pela OIE

O status alcançado pelo Paraná de área livre da febre aftosa sem vacinação foi anunciado na última quinta-feira (27) com a emissão do certificado internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A Frimesa, esteve representada na cerimônia no Palácio Iguaçu em Curitiba pelo diretor-executivo, Elias Zydek, que apoiou fortemente a luta de todo setor agropecuário e atua como vice-presidente do Sindicato da Indústria de Carne e Derivados do Estado do Paraná.

Alcançar a chancela que possibilita ao Paraná ganhar ainda mais destaque no mercado internacional e irá garantir um impulso econômico sem precedentes para o Estado. “Vamos poder vender carne para mercados que até então não falavam com o Paraná. Atualmente, não temos negócio com 65% dos países. Esse comércio vai significar bilhões de dólares injetados na economia, gerando cada vez mais emprego e renda para os paranaenses”, disse o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Concomitante a essa conquista, o setor vem se movimentando para alcançar novos compradores sendo que as cooperativas em especial como a Frimesa estão investindo em construções e ampliações de plantas industriais. “A Frimesa já está prospectando negócios no Japão, um dos tantos países que não compravam a carne paranaense em virtude da vacinação. Vejo com muito entusiasmo essa movimentação. Vai ativar toda a cadeia produtiva. Estimo que até o fim do ano que vem possamos alcançar a marca de 200 mil toneladas de carne suína exportada – atualmente ela é de 110 mil toneladas. Esse é o dia mais feliz da minha vida profissional”, afirmou o executivo.

É justamente na carne suína que o colegiado espera alcançar maior êxito com a chancela internacional – o Paraná conquistou, também na OIE, o status de zona livre de peste suína clássica independente.

 

 

Investimentos Frimesa

Nos últimos dois anos, a Frimesa investiu na ampliação e readequação de seu frigorífico em Marechal Candido Rondon chegando a quase 126 milhões de reais e na Unidade Industrial em Medianeira alcançando um investimento de quase 76 milhões de reais.

Além disso, a Frimesa está em pleno vapor com as obras do maior frigorifico da América Latina em Assis Chateaubriand. Um investimento de R$ 3,24 bilhão e terá capacidade para abater 15 mil suínos por dia e alcançar 8500 empregos diretos e indiretos até 2032. Atualmente, as obras estão na fase de instalação dos pré-moldados. O primeiro abate está programado para janeiro de 2023 com 3750 suínos/dia. O novo frigorífico mudará a realidade econômica de vários setores, principalmente da região Oeste, considerada o celeiro do agronegócio, o qual abastecerá a unidade com matéria-prima.