Cooperativa

Frísia lança Programa de Excelência em Gestão

Frísia lança Programa de Excelência em Gestão

A Frísia Cooperativa Agroindustrial construiu um sistema eficiente que busca a melhoria gerencial. O Programa de Excelência em Gestão foi lançado oficialmente em Carambeí e visa a atualização em diversos setores da cooperativa, como atendimento, relacionamento e produção.

O programa é uma iniciativa do Sistema Ocepar, com o apoio da diretoria, conselho fiscal e cooperados. O início do projeto ocorreu ano passado e a implantação deve ser concluída em 2025. “Mesmo com mais de 90 anos de história, a Frísia necessita se reinventar para atender as demandas atuais, interna e externamente. Com o programa, estamos nos tornando ainda mais competitivos, otimizando nosso trabalho, mas sem perder a qualidade que é o nosso carro-chefe, já que trabalhamos com o mais alto padrão de exigência”, destaca Emerson Moura, superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial.

“São quatro etapas para alcançar a excelência em oito anos, com cada passo levando, em média, dois anos: o Primeiros Passos, que estamos agora; Compromisso com Excelência; Rumo à Excelência; e Excelência”, afirma Carlos Roberto Vasconcelos Valter, coordenador de Gestão da Qualidade da Frísia.

Valter explica que é um processo de renovação. “Não é algo engessado. Ele cria possibilidade contínua de melhora e aprendizado, no dia a dia”. O programa é baseado no modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, reconhecido mundialmente. Dessa forma, está se adotando um modelo de gestão mais aprimorado, como ocorre em empresas comprometidas com o seu futuro.

O Coordenador de Desenvolvimento do Sistema Ocepar, Alfredo Kugeratski Souza afirma que o lançamento do Programa de Excelência em Gestão da Frísia tem a função de sensibilizar e engajar todos os colaboradores da cooperativa na busca pela excelência. “Durante um ano foi planejado o projeto em conjunto com a equipe da cooperativa. Ele foi estruturado para ficar com a cultura da Frísia”, explica.

Souza destaca que o primeiro passo para o alcance da excelência foi dado e que, agora, o desafio é alcançar esse novo patamar em relação à gestão. O próximo movimento, lembra, é o desdobramento para toda a cooperativa, do administrativo aos demais setores da Frísia no Paraná e Tocantins.