Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Frísia realiza primeira etapa de capacitação do Cooperjovem

Atualmente participam do programa os municípios de Carambeí, Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares e Imbituv

Frísia realiza primeira etapa de capacitação do Cooperjovem

.A Frísia realizou entre os dias 20 e 22 de março a primeira etapa da formação do Cooperjovem, com 100 professores reunidos em Carambeí para capacitação dentro do cooperativismo. Atualmente participam do programa os municípios de Carambeí, Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares e Imbituva.

O Cooperjovem através da Frísia caminha para o seu 10° ano nos municípios em que a cooperativa atua. Esta caminhada já formou centenas de professores e alcançou milhares de alunos, levando os conceitos básicos através da implantação de projetos desenhados especialmente para cada comunidade.

“Para a Frísia é gratificante poder oferecer esta oportunidade de capacitação e acompanhar o desenvolvimento destes professores e a forma como semeiam o cooperativismo em suas escolas”, ressalta o coordenador de Comunicação e Marketing, Luciano Tonon Silva.

O Cooperjovem é uma iniciativa da cooperativa através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, dentro do Sistema Ocepar.

Formação

Nos dois primeiros dias, foram 70 professores que tiveram o primeiro contato com o programa, dentro da formação inicial. Nesta etapa, foram apresentados os princípios do cooperativismo e a formatação de projetos dentro da PEC. Com isso, se tornam disseminadores do conhecimento e da cultura cooperativista, com iniciativas dentro das escolas que levam esta atitude para as comunidades onde estão inseridos.

“Cada ano que passa o interesse dos professores e a adesão ao projeto é maior, pois percebem que o pensamento cooperativo traz bons resultados para todos, e poder ensinar isso aos nossos alunos ainda na infância com certeza ajuda a formar adultos conscientes e que trabalham pelo bem coletivo”, destaca a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Ponta Grossa, Aparecida Castanho.

O ano de 2018 também trouxe novidades: pela primeira vez os professores que já participaram da formação inicial estão retornando para dois encontros de formação continuada, que vão abordar jogos cooperativos e a PEC. A primeira etapa aconteceu no dia 22 de março, e reuniu 30 professores que já desenvolvem o programa em suas escolas.

“Esta oportunidade de rever os princípios básicos, trocar experiências e agregar ainda mais conhecimento para o trabalho prático em sala de aula é muito rico para os professores, e nos fornece ainda mais subsídios para continuar dentro cooperativismo”, aponta Marlei Silva, professora da Escola Municipal Theresa G. Seifarth, de Carambeí.