AveSui

Faturamento, de R$ 2,47 bilhões, foi 53,9% maior que a do mesmo período de 2020

Redação com informações de Valor
10-Set-2021 08:36 - Atualizado em 10/09/2021 08:49

A cooperativa paranaense Frísia fechou o primeiro semestre com receita líquida de R$ 2,472 bilhões, a maior para o período em seus 96 anos de história. O faturamento foi 53,9% maior que o registrado nos seis primeiros meses de 2020, que somou R$ 1,6 bilhão.

Na apresentação dos números aos cooperados, nesta quinta-feira, a cooperativa, a mais antiga do Paraná, revelou também seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. A Frísia completará 100 anos em 2025. No ano passado, ela produziu 283 milhões de litros de leite, 832,7 mil toneladas de grãos e 28 mil toneladas de suínos.

"O aumento de custos que nós estamos enfrentando, com pressão da inflação e alta nos preços dos insumos, se reflete nos nossos números", diz, em nota, Nevair Mattos, gerente administrativo e financeiro da Frísia. "Buscamos eficiência em outros negócios de forma a compensar o aumento de custo”.

Com sede em Carambeí (PR) e entreposto em Tocantins, a Frísia é dona das marcas Sementes Batavo, Rações Batavo, plataforma Digital Agro, feira ExpoFrísia e TRR Frísia, voltada à comercialização de combustível. A cooperativa também integra o sistema de intercooperação Unium (que engloba cooperativas coirmãs), com a atuação em moinho de trigo (farinhas Herança Holandesa e Precisa), industrialização de carnes (Alegra), beneficiamento de leite (Colônia Holandesa, Naturalle e Colaso) e usina de bioenergia (Energik).