Fonte CEPEA

Fundador da JBS assumirá presidência da empresa no lugar do filho

José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, foi eleito pelo conselho por unanimidade

Fundador da JBS assumirá presidência da empresa no lugar do filho

PersonalidadesO conselho de administração da JBS aprovou, por unanimidade, a nomeação de José Batista Sobrinho, fundador do grupo, para a presidência da JBS, em reunião ocorrida na noite de sábado (16/09). Conhecido como Zé Mineiro, José Batista Sobrinho é pai de Wesley e Joesley Batista, que estão presos. São suas iniciais que dão nome ao frigorífico. Ele vai substituir Wesley Batista, que era o presidente global da empresa e que foi preso na quarta-feira (13/09), acusado de insider trading.

Apesar de o BNDES, o maior acionista individual da JBS, ter defendido inicialmente um nome de fora da família para a presidência, a representante do banco de fomento no conselho, Claudia Santos, votou em bloco com os demais conselheiros.

O conselho da JBS também decidiu criar um Time Global de Liderança, que será responsável por assessorar José Batista Sobrinho na tomada de decisões. Ele será composto por três executivos: Gilberto Tomazoni, André Nogueira e Wesley Batista Filho, que comandam algumas das principais áreas de negócios da JBS. Eles acumularão suas atribuições e as novas responsabilidades.

José Batista Sobrinho criou a JBS em 1953. Ele é membro do conselho de Administração da companhia há mais de dez anos.

Gilberto Tomazoni, presidente global de operações, está na empresa desde 2013 e tem 30 anos em posições de liderança no setor de alimentos. Uma das principais lideranças da JBS, Tomazoni é responsável por todas as operações da empresa no mundo.

André Nogueira está na companhia desde 2007. Antes de ocupar a sua função atual como presidente da JBS USA, o executivo foi CFO da mesma operação e presidiu a JBS na Austrália.

Wesley Batista Filho era até esta data presidente da divisão de carne bovina da JBS USA, após ter ocupado cargos de liderança na JBS em cinco países desde 2010.

“Neste importante momento da empresa, a maior prioridade definida pelo conselho de Administração é garantir o sucesso do negócio e a prosperidade dos colaboradores, acionistas e todos os stakeholders”, afirmou Tarek Farahat, presidente do conselho de Administração da JBS, em nota enviada à imprensa. “A nova estrutura global de liderança oferece continuidade e preparo para os nossos novos desafios.”

O conselho de administração também determinou que o frigorífico irá contratar um novo diretor financeiro.

“Fico orgulhoso de reassumir a empresa que fundei”, afirmou José Batista Sobrinho, também em nota. “Tenho muita confiança no desempenho da nossa liderança, em todos os nossos gestores e nos nossos 235 mil colaboradores.”

Na mesma reunião, o conselho determinou ainda a nomeação, como seu membro efetivo, de Aguinaldo Gomes Ramos Filho, executivo com experiência nas operações da JBS no Brasil, Uruguai e Paraguai, em substituição a Wesley Batista.