Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Safra

Geada antes da colheita pode prejudicar 200 mil hectares de milho

Serviços de meteorologia afirmam que a temperatura mínima deve chegar a 0°C

Cerca de 200 mil hectares de milho plantados tardiamente em Mato Grosso do Sul correm o risco de serem afetados pela geada prevista a partir desta terça-feira (17/07). Serviços de meteorologia afirmam que a temperatura mínima deve chegar a 0°C, que aliada ao tempo sem nuvens e vento pode congelar o orvalho sobre as plantas.

Leonardo Carlotto, analista em agricultura da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) afirma que na região sul, que deve ser a mais afetada pelo frio, Naviraí, Maracaju, Antônio João, Caarapó e Dourados tiveram alguns hectares do grão semeados com atraso e dependendo do estágio da lavoura, eles podem sofrer com a intempérie.

Segundo ele, em torno de 14% a 15% das áreas plantadas nesses municípios ainda estão na fase de conclusão da lavoura.

“Pode ser que eles sejam afetados ou não, depende da intensidade da geada e do grau de desenvolvimento que eles estavam. Se encheu o grão, e estava em processo de secagem, saindo do pastoso para o farináceo, ou seja, naquele estágio em que aperta o grão e ele esfarela, não vai afetar em nada. Mas se estava na fase de grão mais pastoso ou leitoso, que ainda está recebendo água, aí sim é um problema”, explica.

A variedade do milho plantado é outro fator que pode aumentar ou diminuir o risco com a geada. Carlotto explica que existem algumas espécies mais precoces, que com 120 dias já estão entrando na fase de secagem e se preparando para a colheita. Nesse caso, seriam menos afetados pelo frio.