Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Gerente de P&D da Yes é homenageada por inovação tecnológica

Cientista de Alimentos Dra. Juliana Bueno, que ocupa a função de Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Yes, foi homenageada em cerimônia realizada pela Inova

Gerente de P&D da Yes é homenageada por inovação tecnológica

A Cientista de Alimentos Dra. Juliana Bueno, que ocupa a função de Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Yes, foi homenageada em cerimônia realizada pela Inova, a Agência de Inovação da Universidade de Campinas – Unicamp, que todos os anos premia pesquisadores e incentiva a criação de novas  tecnologias.

Juliana desenvolveu durante os anos de 2015/2016 um processo mais rápido e diferenciado para a obtenção de um açúcar com propriedades funcionais, o frutooligossacarídeo (FOS). Este tipo de açúcar, que já está sendo produzido e comercializado no país pela Yes, foi sintetizado pela biotransformação que, ao contrário dos métodos convencionais, como a reação enzimática, permite a produção direta do FOS, eliminando as etapas de produção, separação e purificação das enzimas.

O trabalho integrou a tese de doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). “Ao contrário dos processos convencionais, a biotransformação é feita em uma única etapa. Minha pesquisa consistiu em utilizar um microrganismo íntegro diretamente em soluções com altas concentrações de sacarose. Este microrganismo sobrevive e transforma a sacarose em FOS. Além disso, a levedura utilizada no estudo permitiu que etapas fossem eliminadas, o que foi nosso diferencial. Entre as vantagens: o tempo de produção e, consequentemente, a possibilidade de se obter o FOS em larga escala, pela primeira vez no Brasil”, explica.

A Yes, como empresa parceira, licenciou a tecnologia. “Muito é produzido dentro da universidade, mas pouco é aplicado na área industrial. Precisamos de mais companhias que conversem diretamente com as faculdades e sejam empreendedoras na área da inovação”, concluiu Juliana.