Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Angentina

Governador de Entre Ríos, na Argentina, afirmou que o consumo vai crescer e se comprometeu contra os abusos de preços

O governador Bordet destacou o trabalho com seus pares para exportação de carne

Governador de Entre Ríos, na Argentina, afirmou que o consumo vai crescer e se comprometeu contra os abusos de preços

O Governador Gustavo Bordet afirmou que “chegamos às soluções que buscávamos para continuar avançando em uma agenda de crescimento, desenvolvimento e geração de empregos”, após participar do encontro com o Ministro da Agricultura, Julián Domínguez e o Conselho de Ligação.

Na reunião estiveram os quatro representantes das entidades rurais, os governadores de Santa Fé, La Pampa, Buenos Aires e Santiago del Estero, o Chefe de Gabinete, Juan Manzur, e o Ministro do Interior, Wado de Pedro. 

Desde a semana passada, o presidente de Entre Ríos vem administrando a abertura das exportações de carnes a nível nacional, tendo em vista que se trata de uma das principais cadeias de valor da província, que gera milhares de empregos. Ele destacou que a autorização plena das exportações de carnes foi uma proposta compartilhada com os governadores presentes na cúpula desta terça-feira.

O presidente provincial explicou que a primeira proposta “tem a ver com a disponibilização de linhas de crédito aos produtores de carne”, que irão beneficiar “não só a pecuária, mas também os produtores de frangos, porcos e explorações leiteiras”.

Segundo o Entre Ríos, o tema que mais chamou a atenção “era algo que nós vinhamos solicitando, que é a abertura das exportações de vacas em lata para a China”, e explicou que se trata de animais “que não se consomem na Argentina”, E que “há um remanescente em nossos campos de 140 mil cabeças”.

Ele também esclareceu que “o resto das exportações já estão operacionais: a cota Hilton está sendo exportada, carne de frango também é exportada de Entre Ríos para Israel”.

Por fim, destacou o compromisso assumido durante a reunião face a possíveis escaladas do preço das carnes no mercado interno, lembrou que “diversas variáveis ??que fazem também intervir a componente do preço”, e que dada a reativação económica que o país “Haverá uma demanda maior por produtos cárneos.”

“Acho que é um compromisso que assumimos da reunião de todos os setores, que é garantir que não haja aumentos abusivos que impactem o consumidor, na mesa dos argentinos”, disse Bordet.

“Caberá a todos nós assumir as responsabilidades que nos dizem respeito desde o lugar que ocupamos. Nós, como governo, vamos garantir que não haja preços abusivos que tenham impacto na mesa familiar”, concluiu.