Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Cooperativas

Governador do Paraná entrega licença de construção para unidade de suínos, em Palotina

Governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou licença de instalação da Unidade Produtora de Leitões Desmamados da cooperativa C.Vale no município

Redação com informações de Sistema Ocepar
27-Jun-2022 09:25

O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou a entrega, na sexta-feira (24/06), em Palotina, no Oeste do Estado, da licença de instalação da Unidade Produtora de Leitões Desmamados da cooperativa C.Vale no município.

Expansão - O processo de agroindustrialização da C.Vale, iniciado há 25 anos com a avicultura, vai se expandir com a estrutura composta por cinco galpões que serão capazes de alojar até cinco mil fêmeas que produzirão 160 mil leitões por ano. Com essa quantidade, a UPD terá capacidade para abastecer até 40 novas Unidades de Terminação de Suínos para até mil animais cada. A cooperativa está investindo R$ 75 milhões no empreendimento.

Biodigestores - Os dejetos serão armazenados em biodigestores capazes de gerar aproximadamente 5.700 Kwh/dia de energia elétrica, segundo informado pela C.Vale. A licença autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) tem como base a legislação ambiental e demais normas pertinentes, e também atende à legislação vigente da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Frigorífico

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, explica que o investimento permitirá ampliar a produção de leitões e o fornecimento de suínos ao frigorífico que a Frimesa está construindo em Assis Chateaubriand. Será o maior da América Latina.

Produtores

“Os produtores recebem os leitões dessa unidade e criam eles até o abate. São mais de 25 mil associados no total da C.Vale, com cerca de 800 produtores ligados diretamente à suinocultura. O empreendimento vai gerar muita oportunidade de trabalho junto ao produtor e na unidade produtora de leitões, fortalecendo toda a economia da cidade e da região”, destacou Lang.

Empregos

Os empregos gerados pela expansão da C.Vale junto a outras empresas da região de Palotina tem impacto em cerca de 35 municípios. Fato que vem ao encontro dos R$ 120 bilhões em investimentos atraídos pelo Estado desde 2019. “O Paraná bateu recorde de empregos no ano passado, 172 mil, e estamos com bons números também neste ano. Esse investimento é prova de que estamos no caminho certo”, destacou Ratinho Junior.

Supermercado do mundo

“O Governo do Estado motiva o crescimento de cooperativas de pequeno, médio e grande porte. O Paraná não tem que ser mais só produtor, tem que ser o supermercado do mundo. Temos que vender nossos produtos industrializados e embalados”, acrescentou o governador.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade