Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
América Latina

Governo cubano quer aumentar a produção de carne suína graças a uma aliança com o México

A meta inicial é produzir anualmente cerca de três mil toneladas de carne suína viva

Redação com informações de Directorio Cubano
02-Jun-2022 09:18

O preço da carne suína em Cuba ultrapassa 200 pesos por libra (libra = 0,453592 kg), e a escassez de alimentos tem sido notável nos últimos meses. Agora, o governo cubano busca aumentar a produção de carne suína no país e, para isso, fez parceria com o México por meio de uma joint venture.

Dagame SA, é o nome da nova entidade binacional que foi criada esta segunda-feira e cujo objetivo essencial será a criação e engorda de suínos, segundo a ACN .

Ambos os países terão capital em partes iguais, entre a empresa Maquinarias y Estructuras Agrícolas SA, do México, e a fazenda La Emelina localizada no município de Artemiseño de Alquízar.

A meta inicial é produzir anualmente cerca de três mil toneladas de carne suína viva. Estas produções serão inicialmente destinadas ao Ministério da Indústria Alimentar, vendas através do comércio electrónico, sector do turismo e Zona Especial de Desenvolvimento Mariel. Como esperado, dada a notável escassez de alimentos em Cuba, incluindo aqueles destinados à pecuária, será o lado mexicano que oferecerá a ração.

O preço da carne de porco em Cuba

A carne de porco é, por tradição, a mais consumida no país. No entanto, nos últimos tempos tem até faltado na mesa de Natal devido aos seus preços proibitivos .

Em vários territórios do país, um quilo de carne está perto de 250 pesos o quilo, um número realmente escandaloso quando comparado ao de 2 anos atrás. Mas, sobretudo, excessivo para a grande maioria dos cubanos.

Hoje o país não tem ração. E as mais altas autoridades governamentais negaram qualquer possibilidade de comprar este alimento no mercado internacional nas condições atuais. Em vez disso, eles pediram o aumento da produção agrícola doméstica. No entanto, segundo os produtores, de forma alguma será possível atender toda a demanda nacional apenas com o plantio de ração animal.

Embora muitos pecuaristas tenham interesse em importar ração diretamente do exterior, sem intermediários que aumentem seu preço, o governo não permite. Este ano, Cuba espera produzir apenas 13% do que foi obtido em 2017, o melhor ano para a suinocultura cubana. Naquela época, foram produzidas 200 mil toneladas, enquanto os planos para 2022 falam de apenas 26 mil toneladas.

Assuntos do Momento

23 de Junho de 2022
Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
23 de Junho de 2022
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23 

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
23 de Junho de 2022
Mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
23 de Junho de 2022
Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade