Produção Sustentável

Governo do MT e IDH celebram parceria à conservação ambiental

Governo do MT e IDH celebram parceria à conservação ambiental

O governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) assinaram ontem, dia 13 de setembro, em Cuiabá/MT, uma carta de entendimento para o fortalecimento das ações de apoio as metas de conservação da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir.

O acordo visa reforçar a promoção e desenvolvimento do sistema Mato-grossense do Cadastro Ambiental Rural – SIMCAR; a gestão estratégica do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, e a implementação da Unidade Estratégica de Geoinformação e Transparência Ambiental.

Por meio da parceria, será possível aumentar e incentivar o comprometimento das dos produtores rurais e cadeias produtivas para atender o Código Florestal Brasileiro e trazer resultados positivos para o posicionamento estratégico do Mato Grosso no cenário nacional e internacional com base na redução de emissões, esforços de conservação ambiental e metas produtivas sustentáveis.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, pontua que a parceria com a IDH é fundamental para que Mato Grosso avance nas metas assumidas e promova a regularização ambiental que inclui inúmeras ações ousadas, entre elas, a inclusão e análise de 150 mil imóveis rurais ao novo Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), lançado no dia 02 de junho deste ano que tem a missão de desembargar cerca de 10 mil propriedades, abrindo a porta do órgão ambiental estadual à legalidade.

“O Simcar é um instrumento fundamental e estratégico do ponto de vista da gestão pública, pois apresentará um raio-X das propriedades, com seus passivos e ativos ambientais, e é por meio desse dado que vamos avançar em parcerias de valorização da floresta em pé, como o Soja Plus, que promovem o desenvolvimento sustentável, aliando conservação ambiental, crescimento econômico e inclusão social”, avalia Fávaro.

Para Daan Wensing, Diretor do Programa Global de Territórios da IDH, o acordo reforça a importância dos investimentos para o desenvolvimento da agricultura sustentável no país e o apoio às adequações necessárias para o setor produtivo se adaptar mais rapidamente aos sistemas de gestão de leis ambientais do Brasil e do Mato Grosso.

O governo da Noruega ressalta a importância do apoio ao IDH em suas contribuições para a estratégia do PCI. “O compromisso do estado em ter zero desmatamento ilegal até 2020 é um exemplo para outros países e estados no mundo. A Noruega apoia o estado e considera o PCI uma estratégia importante e inclusiva, na qual os produtores têm sua contribuição, assim como as ONGs, as universidades, a sociedade civil e as empresas”, afirma Nils Martin Gunneng, Embaixador da Noruega no Brasil.

Nos próximos meses será assinado o Memorando de Cooperação Técnica entre as instituições para estabelecer o início das ações que serão executadas via SEMA, com o suporte da IDH. As informações são da assessoria de imprensa da IDH.