GPA inova nos treinamentos da SNCS para incrementar as vendas de carne suína

Os colaboradores das 508 lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar estarão preparados para aumentar as vendas da proteína durante o período da campanha

GPA inova nos treinamentos da SNCS para incrementar as vendas de carne suína

SetembroA Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) tem gerado importantes resultados para o GPA desde a sua primeira edição em 2013. Após quatro anos de sucesso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) traz novos treinamentos com foco em informação de produção de suínos e liderança para motivar os colaboradores das bandeiras Extra e Pão de Açúcar a aumentarem as vendas da carne suína em 15% durante o período da campanha, de 26 de setembro a 12 de outubro.

Reconhecido como o maior grupo varejista do Brasil, o GPA realiza a SNCS em 508 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros. Em seu quinto ano de campanha, o grupo já comprovou o potencial da carne suína e tem aumentado ano a ano a aderência da proteína em suas lojas. O gerente comercial do GPA, David Buarque, espera ampliar o trabalho neste ano. “Queremos oferecer ainda mais vantagens para os nossos clientes por meio de informação sobre os benefícios da carne e ofertas que incentivem a compra. O investimento que realizamos tanto na parte de treinamentos, conteúdo e parceria com a ABCS se dá pela necessidade do varejo de apresentar um ótimo sortimento de suíno nas gôndolas para atender a demanda crescente do consumidor”.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enxerga na parceria contínua junto ao GPA o reconhecimento da qualidade e do potencial de negócio do produto final, resultado do trabalho sistêmico desenvolvido em toda a cadeia de suínos, que prima pela excelência e segurança da carne suína produzida. “O GPA foi a primeira rede de varejo a apostar na SNCS e apresentar aos seus clientes todas as vantagens da carne suína com gôndolas repletas de opções de cortes porcionados. Desde então, nosso setor vem percebendo o aumento da popularidade da carne suína junto aos consumidores”.

Versátil, a carne suína tem seu espaço nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que apostam na proteína para atrair clientes e oferecer um produto diferenciado de acordo com o perfil de cada uma. Considerada pelo GPA uma rede democrática com lojas voltadas aos públicos de todas as classes sociais e idade, o Extra tem sua estratégia de venda focada na oferta de qualidade e bons preços e realiza a SNCS em 323 lojas, divididas em formato supermercado e hipermercado, espalhadas em 17 estados brasileiros.

A rede premium do GPA, o Pão de Açúcar, investirá no atendimento personalizado e maior oferta de produtos para inserir a carne suína no carrinho de compras de seus clientes, em sua maioria fidelizados, distribuídos em 13 estados e 185 lojas. Além de desenvolver a campanha tanto no ponto de venda quanto do delivery, a bandeira já planeja uma edição especial com a proteína da revista Pitadas, conhecida por trazer ofertas e dicas sobre produtos em destaque nas lojas.

Treinamentos são estratégia para motivar e vender

Em busca de novos resultados, o GPA investe em treinamentos com novos focos para trazer ainda mais informação sobre a carne suína e incentivar os colaboradores a alcançarem as metas de venda para esta edição da SNCS. Além da tradicional palestra motivacional com foco em resultados, os líderes de açougue tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade e a segurança do processo produtivo e industrial de suínos no Brasil. Essa nova etapa do treinamento foi fundamental para preparar o colaborador para responder de forma clara e direta as dúvidas dos clientes no ponto de venda, facilitando o aumento da venda da carne suína no ponto de venda. Com cinco capacitações realizadas no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Recife, esta etapa será finalizada nesta terça-feira em Fortaleza.

Para David Buarque, os treinamentos são essenciais para o sucesso da campanha. “Eles são o principal alicerce para engajar nossos colaboradores e motiva-los para compartilhar o conhecimento adquirido sobre os benefícios de incluir a carne suína na alimentação e também na hora de sugerir os cortes mais indicados da carne de acordo com o perfil do cliente”, explica.

O chefe do setor de carnes e aves do Extra Hiper de Interlagos (SP), Jovino Abreu, já participou de quatro treinamentos da ABCS e acredita na importância do conhecimento adquirido através das palestras. “Nós passamos essas informações pra equipe e, principalmente pros clientes, esclarecendo suas dúvidas. É bom também saber a origem do produto, pra informar que é confiável. E essa confiança a gente leva para o dia a dia, não só na loja, mas em casa também”, comenta.

A ABCS também realizou nesta edição palestra direcionada a nutricionistas associados ao GPA. A capacitação tem como objetivo desmistificar preconceitos e auxiliar na formação de pensamento crítico dos profissionais de nutrição do grupo acerca da saudabilidade e qualidades nutricionais da carne suína para que possam difundir estes conhecimentos junto aos clientes nas lojas.

A colaboradora Ivanilda Evangelista Dourado, líder da rotisserie no Pão de Açúcar, em São Paulo (SP), afirmou se sentir mais preparada para receber os clientes durante a campanha. “Eu acho legal a importância que é dada para esses eventos, porque significa muito para o nosso aprendizado. E a cada vez eu aprendo mais, e tenho certeza que os demais também”, disse.

Para outubro, estão previstas a realização de 22 oficinas gastronômicas nas lojas Extra e Pão de Açúcar distribuídas pelo país para mostrar aos clientes formas diferentes, práticas e saborosas de preparar a carne suína. Além de aprenderem novas receitas, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o ponto da carne e tempo de cozimento.