Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Grandes ninhadas e qualidade de leitão, um compromisso necessário?

Por Dinesh Thekkoot PhD

Grandes ninhadas e qualidade de leitão, um compromisso necessário?

O tamanho da ninhada tem sido considerado um dos traços mais importantes para avaliar a prolificidade da porca nas últimas décadas. A seleção genética de porcas altamente prolíficas resultou numa melhoria notável no tamanho da ninhada em suínos. Mas isso não resultou em um aumento equivalente no número de desmamados, já que a mortalidade pré-desnutrição de leitões também aumentou durante esse período. O peso individual ao nascimento do leitão e a variabilidade do peso ao nascer em uma ninhada são os dois fatores importantes que influenciam a mortalidade antes do desmame em suínos

Leitões com menor peso ao nascer têm um risco maior de se tornarem leitões natimortos e, se nascidos vivos, podem ter uma alta taxa de mortalidade antes do desmame. A mortalidade pré-desmame tem uma associação curvilínea com o peso ao nascimento dos leitões,  a medida que aumenta o peso ao nascer, a sobrevivência melhora a uma taxa decrescente (Weigert et al. 2017). Enquanto a sobrevivência de leitões antes do desmame é uma preocupação principal para os produtores devido ao seu impacto direto na lucratividade, esses leitões de baixo peso ao nascer geralmente têm produção comprometida, como a diminuição da taxa de crescimento durante as fases de crescimento e terminação. Rehfeldt e Khun (2006) relataram que, em comparação com os filhos de ninhada com alto peso ao nascer, os leitões de baixo peso tiveram uma taxa de crescimento mais lenta no final e eram mais gordos no momento do abate. O estudo concluiu que o crescimento de fibras musculares em leitões com baixo peso ao nascer atingiu um patamar muito mais cedo quando comparado com leitões de baixo peso e, por isso, redirecionou mais energia dietética para a deposição de gordura corporal. Há também chances de enviar esses leitões leves para mercados alternativos, o que pode resultar em um valor reduzido. Assim, os produtores podem sofrer perdas econômicas significativas devido aos leitões de baixo peso ao nascer.

A maioria dos produtores gostaria de ter porcas com grandes ninhadas, peso ideal ao nascer e companheiros de ninhada de tamanho uniforme. Ou seja,  baixa variação de peso ao nascer da ninhada. Há muitas vantagens para essas ninhadas, como (a) manejo fácil da porca durante a lactação (b) menos mortalidade pré-desmame e pós-desmame (c) melhor desempenho durante o período de crescimento e terminação, etc. Mas, na realidade, vemos grande variação no peso ao nascer do leitão. Estudos mostraram que, em um nível fenotípico, a variação do peso ao nascer tem uma relação positiva com a mortalidade pré-desmame. A variabilidade do peso de nascimento é um traço hereditário baixo, com estimativas que variam de 0,08 a 0,12 (Wang et al., 2016). Damgaard et al. (2003) relataram que a variação do peso ao nascer teve uma correlação genética de 0,25 com a proporção de leitões mortos e -0,31 com a taxa de crescimento pré-desmame dos leitões. Todos esses resultados apontam para o fato de que não é apenas o número de leitões nascidos vivos que precisa ser aumentado, mas a qualidade e uniformidade da ninhada.

Na Genesus, medimos rotineiramente o peso ao nascer dos leitões em todas as linhas maternas. A medição do peso ao nascimento de cada leitão e o uso dessas informações no processo de seleção ajudarão a abordar tanto o baixo peso ao nascer quanto a alta na variabilidade do peso ao nascer da ninhada. Isso, juntamente com a utilização da seleção genômica, ajudará a melhorar essas características, o que, em última instância, beneficiará os clientes da Genesus ao desmamarem criaduras maiores, tendo leitões uniformes com alta capacidade de crescimento, aumentando assim a lucratividade.