Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Granja Peru é a grande vencedora da Exposição de Londrina

Sete suínos da granja, de Arapongas (PR), foram premiados por sua qualidade e conformação.

 
 

Redação SI 25/04/2002 – A Granja Peru foi a grande campeã, da categoria suínos, da última Exposição de Londrina, no Paraná, realizada entre os 4 e 14 de abril. Sete suínos da granja receberam o primeiro prêmio por sua qualidade e conformação. De acordo com o proprietário, o suinocultor Nelson Guidoni, desde 1975 ele vem trabalhando com o melhoramento genético dos animais e desenvolvendo o terminador light. “O suíno light apresenta pouca espessura de toucinho, excelente ganho de peso e melhor qualidade de carne”, diz. Guidoni também revela que seus animais sempre são premiados nas exposições em que participa.

Instalada no município de Arapongas, ao norte do Paraná, a Granja Peru conta com 300 matrizes alojadas e suínos resultantes dos cruzamentos entre as raças Landrace, Large White (fêmea da foto ao lado), Duroc e Pietrain. Guidoni explica que o sistema de cruzamento utilizado em sua propriedade é semelhante ao da Embrapa Suínos e Aves, só que com um cruzamento a mais. Ele usa o Pietrain puro para cruzamento com fêmeas híbridas. De acordo com o suinocultor, esse trabalho resulta em animais com excelente taxa de crescimento, melhor conversão alimentar, alto potencial para deposição de tecido magro na carcaça e maior rendimento em cortes nobres. “Hoje, já consigo vender minha produção com um adicional de R$ 0,10 sobre o quilo da carne”, afirma.

Os suínos da Granja Peru chegam aos 91 quilos com 140 dias de idade e apresentam ganho diário entre 650 e 680 gramas. A conversão alimentar fica na média de 2,3 quilos.

Veja as premiações que a Granja Peru recebeu na Exposição de Londrina 2002:

Pietrain
– machos (grande campeão e reservado de grande campeão).
Pietrain – fêmeas (grande campeã e reservada de grande campeã).
Duroc – macho (campeão da categoria sênior).
Duroc – fêmeas (grande campeã e reservada de grande campeã).
Large White – macho (campeão da categoria sênior).
Large White – fêmeas (grande campeã e reservada de grande campeã).
Landrace – fêmea (na foto acima; grande campeã e reservada de grande campeã).