Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Greve Nacional na Colômbia com risco de desnutrição em fazendas de suínos

O presidente da PorkColombia afirmou que em algumas fazendas do país estão contando as horas para iniciar o abate em massa porque não há comida para os porcos

Greve Nacional na Colômbia com risco de desnutrição em fazendas de suínos

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rodolfo Zea Navarro, revelou que o setor agropecuário acumula perdas da ordem de 1,7 bilhão de pesos (aproximadamente 2,4 milhões de reais).

“Os bloqueios fizeram o que a pandemia não fez com o setor agrícola, que hoje tem prejuízo de cerca de US $ 1,7 bilhão”, disse Zea, de Manizales (Caldas). De acordo com o chefe da pasta da Agricultura, 700 mil toneladas de alimentos deixaram de ser mobilizadas nos diversos departamentos onde ocorreram os bloqueios.

O setor de suínos não ficou imune a essa situação. Segundo a PorkColombia, a suinocultura na Colômbia acumula, até o momento, perdas da ordem de 100 bilhões de pesos e, com o avanço dos bloqueios, os danos ao setor podem ser maiores.

No país existem 3.750.000 milhões de suínos em risco de desnutrição e morte, pois os insumos de que necessitam para a alimentação não chegam às 5.700 granjas suinícolas. No país são produzidas pelo menos 1.300 toneladas de carne suína por dia e devido aos efeitos da greve, pelo menos 720 toneladas deixaram de ser produzidas e comercializadas todos os dias.

Em diálogo com o SEMANA Notícias, o presidente da PorkColombia, Jeffrey Fajardo, alertou sobre os danos irreparáveis ??que a greve nacional trouxe à cadeia de suínos e a necessidade de habilitar os corredores rodoviários para garantir o abastecimento do país e a alimentação dos animais para sua produção.

“ Foram os dias mais sombrios da história da atividade pecuária. O setor suíno e avícola nos departamentos de Valle del Cauca, Cauca, Nariño e no Eje Cafetero, onde ocorreram as manifestações mais violentas de toda a história dessas regiões, estão basicamente em xeque. Já com uma afetação que no agregado chega a 55% da suinocultura do país, mas nessas áreas estamos falando de muito mais de 95% da produção totalmente afetada ” , disse Fajardo.

O problema que o setor de suínos enfrenta é de mão dupla. Os inúmeros bloqueios nas principais estradas do país têm feito com que a carne suína não chegue a diferentes municípios e, ao mesmo tempo, tem impedido o trânsito dos insumos necessários à alimentação dos animais de produção.

“Neste momento temos no Vale do Cauca uma afetação de 840 fazendas que alimentariam 1,3 milhão de animais que basicamente já estão contando as horas para iniciar o abate em massa porque não houve possibilidades de levar comida balanceada para as fazendas. Fazendas no departamento de Valle del Cauca e muitas partes do Eje Cafetero são basicamente sequestradas pelo crime; aqui não se trata apenas de bloqueios de estradas, trata-se de sequestro, extorsão, vandalização; É sobre atividades de brutalização de animais em que aqueles que se dizem manifestantes ocuparam fazendas, mas nada têm a ver com manifestantes. Eles entraram nas fazendas para saqueá-las, para desmontá-las, colocando em risco a vida de milhões de animais, mas também de todas as pessoas que trabalham todos os dias no campo colombiano ”, explicou o presidente da PorkColombia.

Centenas de vídeos circularam nas redes sociais relatando saques, vandalizações e danos ao setor agrícola. Um incidente ocorreu entre eles em uma fazenda de porcos , que acabou totalmente desmontada. “ Na semana passada tivemos que ver um acontecimento muito infeliz em uma fazenda no norte de Cauca, onde mais de 250 pessoas entraram na fazenda e não só roubaram mais de 3.500 animais e brutalizaram centenas deles na mesma fazenda , mas também desmontaram o Fazenda inteira, que era o único capital do proprietário ”, disse Fajardo.

Segundo o dirigente sindical, a situação descrita se repetiu em outras propriedades do Vale do Cauca, por isso insistiu que não se trata apenas de manifestações de protesto, mas de vandalismo.

“O departamento de Valle del Cauca é um ponto nodal, absolutamente nevrálgico para o abastecimento de alimentos para o resto do país, porque se trata do porto de Buenaventura, que movimenta uma parte imensa do comércio de grãos que alimenta a alimentação balanceada fábricas que hoje Hoje estão fechadas devido à entrada violenta de encapuzados que obrigaram os empregados destas fábricas a sair, ameaçando-os de morte para que não regressem aos seus empregos, com os quais estão a violar o seu direito ao trabalho, e estão ameaçando sua própria vida “, disse ele.

O setor agrícola marcou a economia colombiana em 2020 e o que aconteceu no marco da greve nacional, ao contrário de dar uma demonstração de gratidão, colocou em xeque a permanência de centenas de atores na cadeia.

“O que é triste e o que a comunidade internacional e o país precisam saber é que infelizmente estamos vendo empresários que deram a vida inteira, que colocaram todos os seus esforços dia após dia nos momentos que antecederam a mais negra violência do país e ficaram no meio rural, dando, no caso da suinocultura, mais de 150 mil empregos diretos, formais e estáveis ??em jogo ”, disse.

Esses acontecimentos fizeram com que os trabalhadores rurais tivessem que alimentar os animais à noite, “como se fossem bandidos, tentando passar por trilhas para alimentar os animais. São animais vivos que precisam de seres humanos para alimentá-los, aqui não estamos falando de indústrias robóticas ”, disse.

Jeffrey Fajardo apontou que aqueles que cometeram os atos de vandalismo descritos devem “cair sob o peso total da lei”. Além disso, ressaltou que o direito de protestar é legítimo na Colômbia; no entanto, isso não lhes dá “o direito de bloquear o fluxo de alimentos para o resto dos colombianos”.

O apelo do presidente da PorkColombia se junta ao já feito pelo Ministro da Agricultura e diversos outros setores do país para acabar com os bloqueios de estradas e garantir o trânsito de alimentos, suprimentos médicos, combustíveis, entre outros produtos para abastecimento na Colômbia.