Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Boas práticas

Grupo se reúne para elaborar normas de adequação de granjas paulistas

A iniciativa também deverá elaborar o Manual de Boas Práticas na produção suinícola paulista

Grupo se reúne para elaborar normas de adequação de granjas paulistas

O grupo técnico que deverá elaborar normas de regulamentação e adequação das granjas de suínos no Estado de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira (24), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A iniciativa também deverá elaborar o Manual de Boas Práticas na produção suinícola paulista.

O grupo técnico era uma demanda da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS). Durante a reunião, ficou acertado entre os presentes que a APCS, através de seu consultor técnico médico veterinário Iuri Pinheiro Machado, irá elaborar o Manual de Boas Práticas na produção de suínos no Estado de São Paulo. No dia 22 de novembro, a minuta do manual será enviada a todos os membros do grupo técnico e, no dia 29 de novembro, será apresentado a todos os convidados pela Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A apresentação, que ocorre às 14 horas na cidade de São Paulo, tem como objetivo principal a possibilidade dos responsáveis técnicos das duas secretarias de conhecerem profundamente como é feito uma criação de suínos com tecnologia nos dias atuais.

O presidente da APCS, Ferreira Júnior, argumentou sobre a necessidade de definição de um tempo razoável para adequação das granjas já existentes para cumprimento da licença ambiental do segmento produtivo. Inclusive, o prazo é solicitado no documento protocolado no último dia 15. Ferreira ainda ponderou sobre a necessidade de criação das normas para manter os produtores em uma situação de segurança jurídica e constitucional, para viabilizar e manter o setor em condições de competividade.