Mercado Externo

Grupo WH espera menores exportações de carne suína dos EUA para a China no segundo semestre

Para o diretor financeiro do grupo, a propagação contínua do vírus continuaria a impactar os negócios de abate e pressionar os preços dos suínos.

O WH Group da China espera que as exportações de carne suína dos Estados Unidos para a China caiam no segundo semestre, disse o diretor financeiro Guo Lijun nesta terça-feira (11/08), quando a pandemia de coronavírus atingiu os volumes administrados nas fábricas de processamento dos EUA e impulsionou os preços.

As importações de carne suína da China aumentaram no primeiro semestre, com os embarques dos Estados Unidos especialmente altos.

Mas um grande número de cados de COVID-19 em frigoríficos nos Estados Unidos impactou a capacidade de processamento e aumentou os custos, inclusive na Smithfield Foods, de propriedade do WH Group, a maior processadora de carne suína do mundo.

Cinco das fábricas da empresa ainda estão operando abaixo da capacidade normal, disse Guo a repórteres depois que a empresa informou um salto de 20,9% nos lucros do primeiro semestre.

Ele acrescentou que a propagação contínua do vírus continuaria a impactar os negócios de abate e pressionar os preços dos suínos.

Os preços mais altos para carnes embaladas na China e na Europa mais do que compensaram os preços fracos e os volumes de vendas nos Estados Unidos, onde as receitas de carnes embaladas caíram 9% para US $ 3,4 bilhões e o lucro operacional do segmento caiu 45,5%.

O lucro do grupo no primeiro semestre atribuível aos proprietários da empresa, antes dos ajustes de valor justo biológico, totalizou US $ 550 milhões, em comparação com US $ 463 milhões um ano antes, enquanto as receitas aumentaram 12,2% para US $ 12,5 bilhões.

Os preços da carne suína na China, em média 137% mais altos do que no mesmo período do ano anterior, sustentaram os preços de venda mais altos para carnes embaladas no mercado doméstico da empresa, impulsionando a receita mesmo com a queda de 1,5% nos volumes de vendas.

Os altos preços, resultado contínuo da epidemia de peste suína africana que devastou o rebanho de suínos da China no ano passado, também impulsionou a receita de suínos in natura na China em 56,9%, mesmo com o número de suínos abatidos despencando 62% para 3,27 milhões de cabeças.

“O crescimento notável nas vendas” de carne suína importada ajudou a preencher a lacuna no fornecimento, disse a empresa em um comunicado.

Embora o rebanho de suínos da China esteja se recuperando, surtos contínuos de peste suína africana e o aumento dos custos dos grãos podem manter os preços dos suínos altos, disse Guo.