Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio Brasil Artesanal de Salame

Herança de família, receita de salame transforma vida de produtor no Sul

Com receita de salame tipo colonial, ele criou três filhos e com esposa Zenaide estruturou a agroindústria, abrindo portas para registrar mais 14 produtos cárneos

Herança de família, receita de salame transforma vida de produtor no Sul

Em 2004, o produtor rural Olivar Araldi, do município de Sarandi, no Rio Grande do Sul, iniciou a produção de salame artesanal. A receita do embutido fez tanto sucesso que hoje possui o selo de identidade “Sabor Gaúcho” e sistema de inspeção municipal.

“A receita nunca mudou, tendo 16 anos de existência comigo. Mas a mesma se perde no tempo e na história por ser herança do meu pai Isaele Araldi”, afirmou.

O produtor disse que com a receita do salame tipo colonial superou problemas de saúde, criou seus três filhos com sua esposa Zenaide e estruturou a agroindústria, abrindo portas para registrar mais 14 produtos cárneos.

“Esse salame tem identidade local e é exclusivo devido aos ingredientes e processo de fabricação, por isso é tão visado. Um dos quesitos é não perder o caráter artesanal, o restante é amor, dedicação, temperos bons e paciência”.

Segundo Olivar, o principal segredo é a escolha da carne, onde boa parte vem de suínos criados em sua chácara. “São animais rústicos e com perfil de carne e gordura próprios para esse tipo de produto”, explicou.

Em busca de divulgar seus produtos, Olivar Araldi inscreveu o salame tipo colonial no “Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria” promovido pelo Sistema CNA/Senar. O embutido ficou em terceiro lugar e rendeu ao produtor R$ 1 mil e certificado.

O objetivo do Prêmio, realizado em parceria com a Academia da Charcutaria, foi reconhecer os produtores dos melhores salames artesanais do Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio foi virtual e contou com a presença dos cinco finalistas e do presidente da CNA, João Martins.

“Já estava feliz em ficar entre os cinco, e ficar entre os três melhores do Brasil é um orgulho para a gente. Nós começamos do nada, devagarzinho. Não fiz curso para produção de salame, apenas de boas práticas. É um tempero meu, uma receita dos meus finados pais”, contou Olivar.

O “Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria” é uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, que oferece soluções e alternativas para pequenos e médios produtores rurais agregarem valor aos produtos.