Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

Impactos da micotoxinas sobre o desempenho zootécnico em suínos

Ana Paula Bracarense, professora UEL, ressalta que os impactos são variáveis sendo que atualmente o desafio está nos problemas de imunossupressão.

Impactos da micotoxinas sobre o desempenho zootécnico em suínos

Ana Paula Bracarense, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), falou à TV Gessulli durante a 30ª Reunião do CBNA sobre os impactos da micotoxinas sobre o desempenho zootécnico em suínos. Segundo a docente, os impactos são variáveis sendo que atualmente o desafio está nos problemas de imunossupressão.

“Quase 100% dos cereais, grãos produzidos, tem problemas com microtoxinas e impactos variam bastante. No caso de suínos, o principais problemas seriam edema pulmonar, problemas hepáticos e gastrointestinais”, aponta Ana Paula.

 De acordo com a docente, atualmente o grande desafio é que temos níveis (micotoxinas) que em sua maioria então em máximo de recomendação estabelecidos pela legislação. “Mas há um efeito crônico nesses animais, principalmente problema de imunossupressão, levando a questões de falhas na vacina. Então, muitas vezes os produtores terão que resolver problemas com diarreias, pneumonia relacionado à falhas vacinais, e estes problema pode estar relacionado a ingestão crônica de microtoxinas”, avalia. Assista na íntegra.