Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumo

Importação de soja é a maior desde junho de 2016, aponta Cepea

Empresas do Sul do País, inclusive, já importam a soja do Mercosul. 

Importação de soja é a maior desde junho de 2016, aponta Cepea

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (13/07), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da EsalqUsp, com volume recorde de soja exportado no primeiro semestre, empresas domésticas começam a ter dificuldades em se abastecer, segundo informações do Cepea. Empresas do Sul do País, inclusive, já importam a soja do Mercosul.

Em junho, o Brasil comprou 89,76 mil toneladas de soja (especificamente nesse mês, apenas do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio e o maior volume importado desde junho/16, de acordo com a Secex. Ainda assim, a baixa liquidez e o enfraquecimento do dólar limitaram o movimento de alta nos valores domésticos.

Com a baixa oferta de matéria-prima e a crescente demanda externa por óleo de soja, os preços deste derivado e os prêmios para exportação seguem atingindo novos recordes, segundo dados do Cepea. As indústrias de biodiesel também estão ativas – algumas fábricas brasileiras, inclusive, mostram interesse em exportar o óleo de soja em detrimento de vendê-lo no mercado doméstico.