Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Importações de carne suína pela China devem atingir o pico em 2022, afirma consultoria

Segundo o relatório que a consultoria de alimentos Gira preparou para a indústria suína dos EUA, os volumes de importação permanecerão altos até 2025

Importações de carne suína pela China devem atingir o pico em 2022, afirma consultoria

Os exportadores globais de carne suína têm três anos para aproveitar ao máximo o surto de uma doença fatal de suínos na China, de acordo com um relatório divulgado pela indústria suinícola dos EUA, que está competindo por vendas contra a Europa e América do Sul.

A previsão divulgada na quarta-feira (06/11) inicia um cronômetro para as empresas lucrarem com a epidemia da peste suína africana (PSA), que matou cerca da metade do rebanho de suínos da China desde agosto de 2018 e elevou os preços da carne suína chinesa para níveis recordes.

As importações de carne suína da China chegarão ao topo em 2022, antes de declinar à medida que a produção doméstica se recuperar da doença, segundo o relatório que a consultoria de alimentos Gira preparou para a indústria suína dos EUA. Os volumes de importação permanecerão altos até 2025, mas os preços diminuirão, disse Gira.

“Este será um período muito diferente da oportunidade de mercado em dificuldades de 2019-21”, afirmou o relatório.

Processadores baseados nos Estados Unidos como Seaboard Corp ( SEB.A ) e Smithfield Foods, uma unidade de WH Group Ltd ( 0288.HK ), enfrentam uma desvantagem para as vendas, em comparação com outros fornecedores, porque Pequim impôs tarifas para carne suína dos EUA como parte de guerra comercial dos países.

Ainda assim, Smithfield reformulou um frigorífico dos EUA para fornecer carcaças de porco à China, o maior consumidor mundial de suínos, segundo funcionários. Tyson Foods Inc. ( TSN.N ) e JBS EUA [JBS.UL] vãotravar a utilização da ractopmina,  proibido por Pequim.

Processadores chineses precisam de suínos no curto prazo para manter os frigotríficos em funcionando, disse Jack Shao, as vendas internacionais e gerente de marketing para Hormel Foods Corp ( HRL.N ).

“Há um enorme vazio agora”, disse Shao a repórteres em uma teleconferência.

A China provavelmente se recuperará da peste suína africana até 2027, mas a produção estará 13% abaixo do que estava antes da confirmação do primeiro caso do país em 2018, segundo Gira. Os altos preços da carne de porco como resultado do surto mudarão as dietas chinesas a longo prazo, com alguns consumidores mudando para frango mais barato, informou a consultoria.

Até 2040, as importações de carne suína da China deverão voltar aos níveis de 2017-2018, de acordo com o relatório.

 “Quando saímos do outro lado, o mercado restante para carne de porco será menor”, disse Rupert Claxton, diretor de carnes da Gira. “Estamos olhando para o mercado pós ASF como 80% do que era em 2018”.

O Rabobank previu em um relatório separado que as exportações de carne suína dos EUA subirão 14% no próximo ano, mas a produção da China começará a se recuperar em 2021.