Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

Importações de soja da China devem desacelerar com o uso restrito de farinhas

Agricultores dos EUA procuram vender sua nova safra

Importações de soja da China devem desacelerar com o uso restrito de farinhas

As importações de soja da China devem desacelerar drasticamente no final de 2021 a partir de uma contagem recorde do primeiro semestre, confundindo as expectativas de crescimento sustentado do principal comprador global e diminuindo o sentimento do mercado, enquanto os agricultores dos EUA procuram vender sua nova safra.

Um colapso na lucratividade do setor de suínos e um forte aumento no uso de ração para trigo estão reduzindo a demanda na China, onde as importações neste ano podem agora ser inferiores a 100 milhões de toneladas, em comparação com uma previsão recente dos EUA de 102 milhões de toneladas.

Como a China é responsável por 60% das importações globais de soja, seu apetite diminuído – assim como os fazendeiros dos EUA puxam o que é projetado para ser sua terceira maior safra – deve adicionar ainda mais volatilidade à safra crítica, que atingiu níveis máximos de nove anos este ano.

“A demanda de farinha de soja está chegando ao fundo do poço. A base está agora em menos 120 yuans (no norte da China), a mais baixa neste ano. A demanda pode voltar a subir, mas é uma droga agora”, disse um gerente com uma trituradora no norte da China que processa duas cargas de soja em média por mês. “Não podemos realmente fazer pedidos para fazer compras. O volume das exportações de soja dos EUA certamente será afetado.”

Sua planta tinha apenas uma carga reservada para agosto, enquanto normalmente teria sido totalmente reservada até depois de outubro. Do jeito que está, os trituradores do centro de processamento de soja de Shandong perderiam quase 400 yuans com cada tonelada de oleaginosa triturada.

A China importou um recorde de 48,95 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2021, um aumento de quase 9% no ano, pois os rebanhos suínos se recuperaram de um surto de doença mortal e o principal produtor, o Brasil, despachou uma safra recorde. Agora, no entanto, a demanda está tropeçando, dizem os analistas.

“O ímpeto (das importações) no início do ano foi bastante forte. Mas, desde maio, o aumento anual das importações tem desacelerado”, disse Zou Honglin, analista do Myagric.com, um site de comércio.

Um fator-chave para a desaceleração do uso da soja foi a reversão nas margens dos suínos, que começou o ano fortemente com os fazendeiros tentando reconstruir os rebanhos após um surto mortal de peste suína africana (ASF), mas depois entrou em colapso junto com os preços da carne suína como ASF frescas surtos geraram liquidações de rebanho e um aumento na produção de carne suína.

As margens dos suínos na China atualmente variam de -150 yuans a 84 yuans, queda de mais de 100% desde o início do ano. 

“O mercado manteve as estimativas de redução das importações para o ano inteiro. É muito óbvio que o aumento do consumo de proteína está muito aquém do aumento do consumo de ração”, disse Zou, que reduziu suas estimativas de importação de soja da China para o ano inteiro para 97 milhões de toneladas.

Outro fator crítico foi uma mudança na mistura de rações na China, o que reduziu o volume de farelo de soja necessário nas rações dos animais.

A China produziu 139,33 milhões de toneladas de ração nos primeiros seis meses de 2021, um aumento de 21,1% em relação a 2020, de acordo com a associação da indústria de rações da China. Os volumes de ração para suínos foram de 62,46 milhões de toneladas, um aumento de 71,4% em relação ao ano anterior.

Na comparação, o volume de soja moído no mesmo período subiu 1,62% no ano, para 42,63 milhões de toneladas, segundo Myagric, acompanhando a redução da participação do farelo de soja na ração.

“A demanda não é tão boa quanto o esperado; um grande volume de trigo e arroz está indo para a ração, o que deslocaria uma grande quantidade de farelo de soja”, disse outro gerente com uma grande esmagadora que possui fábricas na China.

O gerente acrescentou que alguns dos principais produtores de ração que compraram farelo de soja anteriormente agora estão revendendo os contratos.

O aumento dos estoques de farelo de soja também indicou consumo mais lento. Os estoques de farinha de soja mantidos pelas grandes esmagadoras aumentaram 19% em junho em relação ao mês anterior. Eles estão 20% acima dos níveis do ano anterior e cerca de 7% acima da média de três anos para esta época do ano, de acordo com o Centro Nacional de Informações de Grãos e Óleos da China.

O alto nível de trigo nas misturas de rações deve continuar no próximo ano.

Fluxos Lentos

Os fluxos de soja para a China já estão diminuindo.

As importações chinesas de soja em junho de todas as origens ficaram em 10,72 milhões de toneladas, uma queda de 4% em relação aos 11,16 milhões de toneladas em junho de 2020.

As chegadas de julho foram de 8,3 milhões de toneladas, sendo a maioria proveniente do Brasil, segundo a Refinitiv. Isso representa uma queda de 18% em relação a 10,09 milhões de toneladas no ano anterior.

“Os sinais não parecem otimistas para uma recuperação no momento. As margens de esmagamento doméstico ainda estão no vermelho, enquanto os estoques de farelo de soja permanecem altos, disse Howie Lee, economista do Banco OCBC.” Usando novos pedidos de safra dos EUA como proxy, a China tem não tem feito tantos lances para a nova safra de soja dos EUA em comparação com 2020. “