Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Importância da nutrição animal - Por Daniel Vilaça

Responsável por cerca de 65% dos custos na produção de aves e suínos, a alimentação animal necessita de cuidados especiais. A contratação de um zootecnista é destacada.

A nutrição é fundamental para a sobrevivência, manutenção e desenvolvimento de todos os seres vivos.  É fundamental que se alimente de forma adequada e que seja balanceada. Para isso é necessário que busque fontes alternativas e que não cause prejuízos ao ecossistema.

Na alimentação animal, procura-se o máximo de eficácia, trazendo ao produtor  o que ele busca, evidentemente o lucro. Para isso é necessário uma alimentação adequada e uma ótima absorção dos nutrientes para que o animal cresça e produza em  perfeitas condições.

O custo da alimentação, em média, corresponde a 65% dos custos das granjas de suínos e aves – o maior gargalo da produção de animais é obter alimentos em menor quantidade, com qualidade e com preços acessíveis. Uma saída é procurar fontes regionais que viabilize os custos de sua produção.

Uma alimentação adequada tem que ser fornecida sem desperdícios e disponibilizando todos os nutrientes necessários para a aptidão e a idade do animal. Os alimentos fornecidos precisam ser íntegros, sem a presença de contaminantes. Devem estar na granulometria correta – a ração precisa de uniformidade. E o mais importante, os animais precidam de uma fonte de água limpa e abundante.

Os produtores estão mais conscientes que nos tempos de hoje, torna se mais viável um técnico em sua granja para minimizar os custo e viabilizar a produção. Hoje em dia é muito comum ate mesmo em granja de pequeno porte, um zootecnista responsável pela produção do plantel de animais, visto que na ponta do lápis é financeiramente mais econômico, e no final do ciclo de produção, tem-se em mãos a receita final.

Daniel Moreira Vilaça, zootecnista e Pós Graduando em Produção de Bovinos Leiteiros, faz parte do quadro de funcionários da Indústria de Rações Patense