Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reino Unido

Indústria suína do Reino Unido reduz o uso de antibióticos em 17%

Novos números mostram que a quantidade de antibiótico usada para tratar porcos nas fazendas do Reino Unido em 2021 caiu 17%, elevando a redução total desde 2015 para 69%

Indústria suína do Reino Unido reduz o uso de antibióticos em 17%

De acordo com dados coletados usando o livro eletrônico de medicina (eMB), que representa aproximadamente 95% dos suínos abatidos no Reino Unido, o uso de antibióticos em 2021 foi de 87mg/PCU, em comparação com 105mg/PCU em 2020.

Este resultado é um passo positivo para cumprir o segundo conjunto de metas desenvolvidas pela  RUMA Targets Task Force de uma redução de 30% no uso total de antibióticos até o final de 2024, com base em dados de 2020.

Grace Webster, veterinária e presidente do Subgrupo de Uso de Antimicrobianos do Conselho de Saúde e Bem-Estar dos Porcos, comentou:

“Esta é outra forte redução no uso de antibióticos no rebanho suíno do Reino Unido durante um ano muito difícil para os produtores de suínos. Isso reflete uma atitude positiva e trabalho árduo de nossos veterinários e agricultores para garantir que uma boa administração de antibióticos seja aplicada em nossas fazendas de suínos”.

O uso de antibióticos de importância crítica de maior prioridade (HP-CIA) permanece em um nível muito baixo, com uma ligeira diminuição de 0,05mg/PCU para 0,03mg/PCU registrada em 2021. Nenhum uso de colistina foi relatado em suínos em 2021.

Os HP-CIAs, conforme categorizados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), são os mais importantes para a saúde médica humana e as reduções em seu uso têm sido um foco para todos os setores de animais de fazenda do Reino Unido desde que os esforços de administração aumentaram.

A única classe de antibiótico em que não foi registrada redução é a dos Aminoglicosídeos. O uso aumentou ligeiramente, em 8,06mg/PCU em 2021, acima dos 7,89mg/PCU em 2020, continuando a tendência observada nos dados de 2020.

Gráfico 1

A Sra. Webster acrescentou:

“Há, sem dúvida, desafios a serem enfrentados à medida que a indústria continua a se adaptar à perda de óxido de zinco para controlar a diarreia pós-desmame, e isso se reflete em um pequeno aumento no uso de aminoglicosídeos, mas estamos tranquilos por um redução adicional no uso dos antibióticos de maior prioridade e criticamente importantes”.

O Presidente do Conselho Setorial do AHDB, Mike Sheldon, elogiou o trabalho árduo da indústria:

“Para os produtores de suínos do Reino Unido e seus veterinários, ter alcançado esta redução substancial no uso de antimicrobianos teria sido uma conquista admirável em qualquer ano. , francamente, incrível.”

A chefe de saúde e bem-estar animal da AHDB, Mandy Nevel, também elogiou a indústria suína por seus esforços:

“O ano passado foi extremamente desafiador para o setor de suínos e essa redução no uso de antibióticos é uma boa notícia. Sabemos que a pecuária tem um grande impacto nos níveis de doenças e o fato de a indústria não ter se voltado para os antibióticos como recurso nesse período é um reflexo da importância com que esse assunto é tratado pelo setor e dos altos padrões que temos. ”

Os dados são submetidos ao eMB, apoiados por um requisito de Red Tractor e QMS para submissão trimestral, antes de serem analisados ??pelo AHDB e compartilhados com a Pig Veterinary Society (PVS), National Pig Association, Pig Health and Welfare Council, RUMA, Veterinary Medicines Directorate e outras partes interessadas para gerar uma visão holística do uso de antibióticos em seu setor.

Os dados permitem que a indústria analise as variações mais sutis no uso individual de antibióticos para identificar possíveis otimizações.

Comentando a notícia, Jim Morris, vice-presidente sênior da PVS, disse:

“A Pig Veterinary Society congratula-se com os números mais recentes que mostram uma redução de 17% ano a ano no uso de antimicrobianos pelo setor de suínos do Reino Unido.

Isso reflete muito trabalho árduo dos criadores de porcos britânicos e seus veterinários e reflete seu compromisso com o uso responsável de antibióticos. A queda no uso de antibióticos de maior prioridade e importância crítica é particularmente bem-vinda”.