China

Inflação ao consumidor da China atinge maior alta em 2 anos com aumento de 20% nos preços da carne suína

IPC aumenta 2,7% em julho, com preços da carne suína saltando 20% no ano

A inflação ao consumidor da China acelerou em julho para o nível mais alto em dois anos, em grande parte devido ao aumento dos custos da carne suína, enquanto a fraca demanda do consumidor manteve as pressões gerais de preços sob controle.

O índice de preços ao consumidor subiu 2,7% no mês passado em relação ao ano anterior, com os preços da carne suína subindo 20,2%, mostraram dados do National Bureau of Statistics na quarta-feira. A recuperação do IPC foi inferior à estimativa mediana de 2,9% em uma pesquisa da Bloomberg com economistas e compara com o crescimento de 2,5% em junho.

Enquanto isso, a inflação dos preços ao produtor desacelerou para 4,2% em julho, de 6,1% em junho, com o enfraquecimento dos preços das commodities.

Em contraste com os EUA e outras grandes economias, a inflação ao consumidor na China foi relativamente moderada este ano, já que políticas rígidas de controle de Covid e surtos esporádicos reduziram os gastos dos consumidores e das empresas.

Esses surtos de vírus – juntamente com ventos contrários globais e uma crise imobiliária em andamento – mantiveram a recuperação econômica da China frágil, com a atividade fabril contraindo inesperadamente no mês passado e as vendas de imóveis continuando a encolher.

Embora o aumento dos preços da carne suína deva elevar o IPC este ano, o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, permanece moderado, desacelerando para 0,8% em julho. Isso sugere muito pouca pressão de demanda na economia para justificar a preocupação dos formuladores de políticas.

“A inflação provavelmente passará de 3% nos próximos dois meses, devido a uma base baixa e ao aumento dos preços da carne suína”, disse Bruce Pang, chefe de pesquisa e economista-chefe da Jones Lang LaSalle Inc. benigna, uma vez que a procura interna continua fraca. Isso não causará muita restrição à política monetária.”

Os benchmarks de ações na China e Hong Kong caíram na sessão da manhã, levando a perdas na Ásia. O rendimento dos títulos do governo de 10 anos caiu 1 ponto base para 2,73%, enquanto os futuros de títulos subiram 0,1%.

O aumento da inflação em julho foi em grande parte impulsionado por ganhos no preço da carne suína, vegetais frescos e outros alimentos, juntamente com fatores sazonais, disse o NBS em comunicado, citando o estatístico sênior Dong Lijuan.

Os preços gerais dos alimentos subiram 6,3% em julho em relação ao ano anterior, com os preços da carne suína, um elemento-chave na cesta do IPC da China, registrando o primeiro aumento anual desde setembro de 2020. Frutas e vegetais frescos subiram 16,9% e 12,9%, respectivamente , de um ano atrás.

Em contraste, espera-se que os EUA reportem uma inflação de preços ao consumidor mais suave para julho de 8,7% na quarta-feira, mas uma recuperação no núcleo do IPC. Isso continuará a pressionar o Federal Reserve, que já aumentou as taxas de juros quatro vezes este ano.

O Banco Popular da China terá a oportunidade de cortar a taxa dos empréstimos de política de um ano para fornecer mais apoio monetário à economia na próxima segunda-feira, embora a maioria dos economistas espere que ele mantenha a taxa inalterada. Também poderia reduzir a liquidez rolando parcialmente os 600 bilhões de iuanes de empréstimos de política de um ano com vencimento, informou o Securities Daily na quarta-feira, citando analistas.

As autoridades chinesas já sinalizaram a disposição de deixar o IPC subir um pouco mais.

Se conseguirmos manter a taxa de desemprego abaixo de 5,5% e o aumento do IPC ficar abaixo de 3,5% durante todo o ano, podemos viver com uma taxa de crescimento ligeiramente superior ou inferior à meta, não muito baixa, é claro”, disse o primeiro-ministro Li. Keqiang em um evento com líderes empresariais organizado pelo Fórum Econômico Mundial no mês passado.

Peiqian Liu, economista-chefe para a China do NatWest Group Plc, disse que há “espaço limitado para uma surpresa positiva” no núcleo do CPI, dada a forma como as políticas Covid Zero do país suprimiram a demanda do consumidor.

“Portanto, com algum apoio político, talvez haja espaço para o núcleo do CPI se estabilizar em seus níveis atuais”, disse ela em entrevista à Bloomberg TV.