Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Influência do tempo de jejum na granja e do período de descanso dos suínos sobre parâmetros de qualidade

O trabalho teve como objetivos avaliar os efeitos do tempo de jejum, combinados com três períodos de descanso antes do abate no frigorífico sobre parâmetros de qualidade da carne dos suínos

Influência do tempo de jejum na granja e do período de descanso dos suínos sobre parâmetros de qualidade

CarnesNo manejo pré-abate dos suínos, o jejum dos suínos na granja e no período de descanso no frigorífico são práticas recomendáveis devido à economia de ração Kephart e Mills (2005), redução da mortalidade no transporte Averós et al. (2008); Gispert et al. (2000), redução de resíduos no matadouro Eikelenboom et al., (1991), segurança alimentar, com a redução do risco da contaminação de uma carcaça Faucitano et al. (2010), bem-estar e qualidade da carne Eikelenboom et al., (1991) (MURRAY; JONES, 1994).

Entretanto longos períodos de jejum no manejo pré-abate podem apresentar um impacto negativo no bem-estar animal e na qualidade da carne. Para o estabelecimento do tempo de jejum dos suínos na granja temos que considerar os seguintes fatores: distância entre a granja e o frigorífico, condições de transporte, período de descanso no frigorífico e velocidade de abate no abatedouro.

A recomendação do tempo de jejum dos suínos tem sido avaliada por diversos pesquisadores, onde Eikelenboom et al. (1991) recomendam um jejum de oito a 24 horas antes do abate. Já na Espanha é comumente praticado um jejum de aproximadamente 12-18 horas antes do abate (AVERÓS et al., 2008; GISPERT et al., 2000; GUÀRDIA et al., 2009; PÉREZ et al., 2002).

De maneira geral, tem-se recomendado períodos de descanso no frigorífico entre três e seis horas, na qual é suficiente para o animal se recuperar do estresse provocados no embarque, transporte e desembarque, sem aumentar significativamente os problemas de privação alimentar, danos na pele (DE SMET et al., 1996; WARRISS, 2003; YOUNG et al., 2009), bem-estar e a qualidade da carne. O presente trabalho teve como objetivos avaliar os efeitos do tempo de jejum (oito, doze, dezesseis e vinte horas), combinados com três períodos de descanso (uma, três e seis horas) antes do abate no frigorífico sobre os parâmetros de qualidade da carne dos suínos.

 

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui. 

.