Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo Técnico

Inseminação Artificial em suínos no Brasil: biotecnologias e atualidades do mercado

A IA tem contribuído para rentabilidade e o progresso da atividade no Brasil e no mundo. Basicamente, os avanços na biotecnologia relacionada ao sêmen suíno têm visado uma maior pressão de seleção, explorando melhor os reprodutores com maior diferencial de seleção, aumentando o número de filhos destes animais

Inseminação Artificial em suínos no Brasil: biotecnologias e atualidades do mercado

A suinocultura tem se destacado no cenário mundial como uma atividade com alto potencial para produção de carne em curto intervalo de tempo. As características da espécie que contribuíram para este destaque foram a alta fertilidade e a prolificidade, aliadas a um rápido crescimento, eficiência alimentar e rendimento de carcaça, todas melhoradas pela alta pressão de seleção e um curto intervalo entre gerações.

As biotecnologias da reprodução, particularmente a Inseminação Artificial (IA), tiveram um papel fundamental no melhoramento genético de suínos, aumentando a pressão de seleção e facilitando a difusão de material genético, seja em uma dimensão continental ou entre granjas relativamente próximas, mas sanitariamente isoladas.

Leia o artigo completo na revista Suinocultura Industrial, edição 294, número 03’2020