Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reprodução

Inseminação Artificial x Inteligência Artificial: Tendências do Futuro para a Reprodução na AveSui Online 2021

Apresentada por com Pedro Ivo de Quadros Filho a aplicação das tecnologias na produção animal de suínos em palestra na AveSui Online 2021

Inseminação Artificial x Inteligência Artificial: Tendências do Futuro para a Reprodução na AveSui Online 2021

A palestra “Inseminação Artificial x Inteligência Artificial”: Tendências do Futuro para a Reprodução” foi ministrada por Pedro Ivo de Quadros Filho. Formado em Medicina Veterinária pela UFPel e Sócio-Diretor da Bretanha, da Bretanha Agro e da MB Swine Reproduction – USA.

A palestra

Os principais objetivos da Inseminação Artificial na Suinocultura são de melhorar produtividade e acelerar o ganho genético, com o auxílio de técnicas de reprodução que também são eficazes para produzir carnes com melhor qualidade e menor custo.

Pedro apresentou os 2 principais desafios da inseminação para o futuro na reprodução dos suínos, que são: predizer o momento exato da ovulação (1 dose resolve) e mecanizar o ato da inseminação (sensibilidade humana).

Com o crescimento da inseminação, começaram a considerar o uso da Inteligência Artificial com Sistema CASA, que conta espermatozoides, calcula número de doses necessárias. Hoje, esse sistema já está massificado otimizando processos de reprodução.

No alojamento de machos já é utilizada a automação de alimentação e ambiental, rastreamento de doses. Além do uso de inteligência artificial para liberação de portões (abertura e fechamento autônomo).

Outro processo do futuro é a centralização da produção (CPS) para controle e distribuição das doses, atendendo as normas de bem-estar animal.

As doses contam com monitoramento em tempo real da porta pra fora com tecnologias avançadas na central.

“A partir do momento que eu tenho um sistema em tempo real que me dá todas as informações e alertas, eu consigo agir rapidamente antes que o problema aconteça, de forma preventiva”

Como tirar o máximo resultado da aplicação de todas essas tecnologias?

É muito importante o acesso aos dados com informações de alerta, comparativas, analíticas e preditivas em sistemas que integram e cruzam todas as informações para as melhores tomadas de decisão.