Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Inundações na China atingem granjas de suínos e aumentam os riscos da enfermidade

A província de Henan é uma grande produtora de carne suína, ovos e trigo

Inundações na China atingem granjas de suínos e aumentam os riscos da enfermidade

As fortes chuvas que atingiram a província de Henan, na China central, vão causar danos a algumas fazendas de suínos na grande região produtora de suínos e, potencialmente, desencadear novos casos de peste suína africana.

Os pequenos agricultores serão severamente afetados pelas chuvas torrenciais e haverá um impacto “significativo” de curto prazo na logística, incluindo o transporte de suínos, de acordo com a Shanghai JC Intelligence, uma empresa de consultoria agrícola.

Uma preocupação maior é o potencial surto de peste suína africana, disse Lin Guofa, analista sênior da consultoria Bric Agriculture Group. As inundações aumentam o risco de doenças, pois o vírus pode ser encontrado no sangue, nas fezes e nos tecidos dos suínos. Suínos saudáveis ??podem ser infectados pelo contato com suínos doentes ou alimentos e água contaminados.

Embora a China tenha se recuperado em grande parte do surto de peste suína africana que começou em 2018, a situação continua complicada e uma piora na disseminação pode prejudicar a meta de reabastecimento do suprimento de carne suína no principal consumidor. O país relatou 11 incidentes da doença neste ano e o surgimento de novas cepas com sintomas mais leves e um período de incubação mais longo torna difícil identificar os casos imediatamente, disse o ministério da fazenda nesta terça-feira (20).

Problemas de qualidade

A província de Henan é a maior produtora de trigo do país, respondendo por quase 30% da produção, e a segunda maior produtora de suínos. É o lar da maior fazenda de suínos do mundo operada pela Muyuan Foods Co. e o maior processador de carne suína do planeta, o WH Group. Enquanto Muyuan está observando a chuva de perto e diz que as operações estão normais, suas ações caíram quase 5% na quarta-feira, para o menor nível desde novembro.

Pelo menos 12 pessoas morreram após as inundações generalizadas em Henan e cerca de 100.000 foram evacuadas. A principal safra de trigo já está colhida, mas as chuvas afetaram sua qualidade, o que levará ao aumento das importações.

Henan também é o maior produtor de ovos do país, respondendo por 15% da produção. As fortes chuvas podem elevar os preços dos ovos, mas o impacto sobre o milho e o algodão será reduzido, de acordo com a JCI. O milho está em um estágio de necessidade de água, enquanto a produção de algodão da província representa menos de 1% do total do país.