Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Inundações na China são apontadas como causa de novos surtos de peste suína africana

As fortes chuvas e inundações no sul da China desde meados de junho parecem ter desencadeado novos casos de PSA, prejudicando os esforços de reabastecimento

Os surtos de peste suína africana estão aumentando em algumas partes do sul da China, após fortes chuvas, disseram analistas e fontes do setor, o que pode ser um grande revés para o objetivo de Pequim de reabastecer o suprimento de carne de porco.

O rebanho de suínos da China, o maior do mundo, encolheu no ano passado cerca de 180 milhões de porcos, ou 40%, depois que a doença incurável dizimou as fazendas. Os produtores de suínos estão construindo novas fazendas e reabastecendo em meio a um esforço para restaurar a produção perdida de suínos e domar os preços da carne em fuga.

Mas enquanto os surtos de peste suína africana diminuíram, em parte devido a manadas menores e melhor higiene, a doença continua sendo um obstáculo à recuperação do rebanho. A peste suína africana é tipicamente fatal para os porcos, mas não afeta as pessoas.

As fortes chuvas e inundações no sul da China desde meados de junho parecem ter desencadeado novos casos, prejudicando os esforços de reabastecimento, disse Zheng Lili, analista-chefe da consultoria Shandong Yongyi.

Uma pesquisa de Shandong Yongyi com pequenos criadores de suínos, criadores de empresas, comerciantes e matadouros em 20 províncias revelou que dezenas de casos de peste suína africana ocorreram desde as fortes chuvas na província de Guangdong, na região de Guangxi e em outras áreas.

“Até as fazendas de médio a grande porte foram atingidas”, disse Zheng.

Os agricultores normalmente enterram porcos infectados e as chuvas podem ter espalhado a doença pelas águas subterrâneas, disseram analistas.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais relatou uma dúzia de surtos de febre em março e abril, no entanto, indicando que estava se espalhando antes das chuvas.

O último caso relatado pelo ministério ocorreu em Yunnan em 5 de junho. Porém, muitos surtos não são relatados.

O Ministério da Agricultura da China e o governo de Guangdong não responderam aos faxes solicitando comentários sobre o ressurgimento da doença. Os governos de Sichuan  Jiangxi não foram encontrados para comentar imediatamente.

Um funcionário da divisão de veterinários do departamento de agricultura de Guangxi disse à Reuters por telefone que não havia recebido nenhum relato de surtos de peste suína africana recentemente em toda a região, incluindo Laibin.

Os estoques de suínos em Guangxi no primeiro semestre do ano aumentaram 1,12% em relação ao ano anterior, segundo estatísticas do governo, acrescentou o funcionário.

Os estoques de porcas caíram 3,87% em junho em relação ao mês anterior no sul da China, enquanto os estoques no sudoeste da China, incluindo as províncias de Sichuan, Yunnan, Guizhou e Chongqing, caíram 3,04% em relação a maio, segundo a pesquisa de Zheng.

“Se as fortes chuvas continuarem ao longo de julho, os estoques de suínos em algumas províncias como Sichuan, Guangdong, Guangxi e Jiangxi poderão cair até 20% em agosto a partir de maio”, disse Zheng.

Os preços dos suínos vivos no sul subiram, com os preços em Guangdong JCI-HOG-GDONG atingindo 41,6 yuans (US $ 5,96) por kg na quinta-feira, a menos que o recorde de 43 yuans estabelecido em outubro passado.

As medidas de biossegurança em muitas fazendas do sul não estão equipadas para resistir a essa chuva, disse um analista de Guangdong.

O reabastecimento “retrocedeu” em algumas províncias, disse ele, com pequenos criadores de porcos atingidos pior do que instalações maiores.

“Estamos extremamente nervosos”, disse um fazendeiro de Yulin, na região de Guangxi, que ouviu falar sobre o ressurgimento da doença de um revendedor local.

O agricultor, cuja fazenda foi atingida pela doença no ano passado, apenas reabasteceu com mais de 70 porcas em março passado.

“Tudo o que podemos fazer é esterilizar”, disse ela por telefone. “O vírus é muito, muito assustador.”

(US $ 1 = 6,9849 yuan)