IPVS 2022 é aberto oficialmente no Rio de Janeiro

O congresso retorna ao Brasil depois de 34 anos, agregando novidades como um pré-congresso realizado ao longo desta terça-feira (21/06) com debates de temas estratégicos para a suinocultura mundial

Redação SI
21-Jun-2022 16:51 - Atualizado em 22/06/2022 11:42

Foi aberto oficialmente a edição 2022 do IPVS - International Pig Veterinary Society, mais importante evento científico da suinocultura mundial. Depois de 34 anos, o congresso retorna ao Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), e segue até esta sexta-feira (24/06). A comissão organizadora levou dez anos de trabalho para conquistar o direito de organizar novamente ao evento no país, que estava inicialmente marcado para 2020, mas deve de ser adiado para 2022 devido à pandemia de Covid-19.

"Quando ocorreu o primeiro IPVS no Brasil, em 1988, eu era uma aluna de veterinária; agora, o evento retorna ao país para destacar a nossa relevância posição mundial na suinocultura. Com o evento, queremos reafirmar o compromisso de melhoria contínua da indústria suína em todo o mundo", destacou em seu discurso de abertura a presidente do IPVS 2022, Fernanda Almeida.

A cerimônia contou ainda com uma apresentação musical da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, ligada ao projeto Agência do Bem. E teve uma palestra do professor da Universidade de Guelph, no Canadá, que destacou os principais básicos do manejo sanitário de suínos

O congresso teve como uma de suas principais novidades a realização de um pré-congresso durante todo dia de hoje (21/06) com debates relacionados aos principais desafios da suinocultura mundial. Profissionais e pesquisadores de vários países debateram em painéis relacionados a temas como Peste Suína Africana (PSA), Resistência Antimicrobiana, resposta imune, reprodução, nutrição e outros.

"As palavras resiliência e e persistência resumem este evento, que era para ser em 2020, mas acontece agora, dois anos depois, após a pandemia. Ele retorna com essa inovação de seis sessões pré-congresso e com suas palestras a partir de amanhã sendo realizados em modo 360º", afirmou Roberto Guedes, diretor Científico do IPVS 2022.

Também, foi organizado um painel específico sobre agronegócio, trazendo a perspectiva da agroindústria brasileira sobre questões de meio ambiente, governança, sucessão familiar e demandas dos consumidores. As palestras ainda tiveram traduções simultâneas para o português, inglês e espanhol.

IPVS 2022 é aberto oficialmente no Rio de Janeiro, IPVS 2022 é aberto oficialmente no Rio de Janeiro
1/25
25/25

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.