Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ital realiza seminário sobre manuseio e embalagem de carnes

Gratuito, o seminário abordará técnicas de manuseio e embalagens de produtos cárneos voltados ao mercado externo.

Da Redação 09/08/2002 – O mercado de carnes no Brasil está se aperfeiçoando a cada dia. Açougues, casas de carnes e supermercados tornam-se mais competitivos e para isso procuram melhorar a qualidade de seus produtos, sempre voltado ao objetivo comum: o consumidor.

As embalagens em carnes refrigeradas e congeladas devem cumprir requisitos indispensáveis para evitar a perda de qualidade devido ao crescimento microbiano, à descoloração, à rancificação (alteração do alimento provocando cheiro forte e sabor alterado) e à desidratação superficial. O prolongamento da vida-de-prateleira destes produtos ocorre através de uma proteção adequada contra fatores do meio ambiente oxigênio, luz, umidade e contaminação microbiológica.

A embalagem possui ainda outros aspectos de fundamental importância, pois nela coloca-se a identificação do produto, prazo de validade, informações nutricionais além de ser um forte atrativo para o consumidor na hora da compra. As carnes frescas quando expostas à venda nos balcões de varejo necessitam de filmes de alta permeabilidade (penetração) ao oxigênio, de modo a manter a coloração característica e atraente. Por outro lado, o emprego de filmes pouco permeáveis poderia retardar o crescimento de microorganismos deterioradores. De fato, a permeabilidade do materiais de embalagem ao oxigênio é um parâmetro importante associado à conservação de carnes que deve ser melhor discutido.

O ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado promovem o seminário de manuseio, processamento e embalagens de carnes para o mercado varejista destinado a pequenas e micro empresas ligadas ao segmento.

O objetivo do evento é suprir as empresas de informações técnicas bem como de um manual explicativo para que possam competir de forma mais adequada neste mercado. Com base em várias reuniões realizadas com o Sindicato de Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado, foram levantadas as principais demandas das casas de carnes relativas às práticas adequadas de manipulação do alimento.

O primeiro tema abordado no evento: Microbiologia de Carnes In Natura Resfriada vai ser realizado às 9h pela pesquisadora do ITAL Renata Bromberg. Após um agradável café da manhã, será discutido o tema relacionada às Boas Práticas de Manipulação da Carne, por Carmen Contreras do ITAL. Às 11h30 os pesquisadores Manuel Pinto Neto e José Ricardo Gonçalves do ITAL vão falar sobre a Importância e Controle do Frio.

A partir das 14h, a pesquisadora Claire Sarantópoulos falar sobre Requisitos de Conservação de Carnes pela Embalagem e Sistemas de Embalagens. No final da tarde diversos temas e dúvidas vão poder ser discutidos na mesa redonda . Também serão abordadas as formas de medição e controle da temperatura nas instalações frigoríficas e os aspectos fundamentais para a exposição de carnes resfriadas e congeladas no varejo.

O seminário, que será segunda feira (12/08) a partir das 9h00, é gratuito e tem limites de vagas. Para maiores informações o telefone do ITAL é (19) 3743-1700 com Maria do Carmo de Jesus.

Maiores Informações:

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo