Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Janeiro começa com recordes em exportação no agronegócio

Estimativas de safra para este ano são divergentes, com algumas consultorias prevendo redução, enquanto outras estimam safra semelhante ao recorde de 2017

Janeiro começa com recordes em exportação no agronegócio

As estimativas de safra para este ano ainda são divergentes. Algumas consultorias preveem redução, enquanto outras estimam safra semelhante ao recorde de 114 milhões de toneladas de 2017.

Os portos estão movimentados não só pela soja mas também pelo milho. As exportações do cereal deste mês já somam 2,13 milhões de toneladas e devem terminar o período em 3,4 milhões. Se confirmado, esse volume será o segundo maior para os meses de janeiro, inferior apenas aos 4,4 milhões de toneladas de 2016.

A saída de açúcar pelos portos brasileiros deste mês mantém o patamar de dezembro e deve atingir 1,8 milhão de toneladas, mas fica abaixo dos 2,2 milhões de janeiro de 2017.

O embarque de carnes perdeu ritmo no mês, em relação a janeiro do ano passado. A principal queda ocorre com a carne suína, cujo recuo foi de 23% no período.

A Rússia, principal importadora de carne suína do Brasil, impôs restrições ao produto brasileiro no final do ano passado.

O setor de frango também inicia o ano com queda nas vendas externas. As exportações de carne “in natura” deverão atingir 290 mil toneladas, 12% inferiores às de janeiro de 2017.

As exportações de algodão também são uma boa surpresa na balança comercial brasileira deste ano. A Secex (Secretaria de Comércio Exterior) registra alta de 156% nas vendas deste mês, em relação às de janeiro de 2017.

Exportação de etanol cresce 50% em janeiro

Os embarques de etanol devem somar pelo menos 150 milhões de litros neste mês, 50% mais do que em igual período do ano passado.

O aumento de volume embarcado não deve alterar as estimativas de equilíbrio entre exportações e importações em 1,5 bilhão de litros de abril de 2017 a março de 2018.

Parte desse produto que está sendo escoado vem dos 84 milhões de litros que saíram das usinas no mês passado.

Arco Norte

Pelo menos 43% das exportações de grãos feitas pelos mato-grossenses em 2017 saíram pelo chamado Arco Norte. O porto de Barcarena (PA) foi o destaque, com acréscimo de 92,6%.

Ainda Santos

A maior parte da soja exportada pelos mato-grossenses, contudo, ainda sai pelo porto de Santos (SP), segundo dados do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).