Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ação civil pública.

Justiça do Trabalho dá 30 dias para JBS fazer ajuste em frigorífico de Três Passos (RS)

Descumprimento da decisão pode provocar interdição da unidade

Justiça do Trabalho dá 30 dias para JBS fazer ajuste em frigorífico de Três Passos (RS)

Liminar concedida na última quarta-feira (5) pelo juiz do Trabalho Ivanildo Vian determinou que a unidade da JBS em Três Passos (RS) terá 30 dias para cumprir todas 78 medidas pedidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil pública. A multa diária pelo descumprimento de obrigação é de R$ 1 mil por cada um dos itens.

O juiz afirmou que existe a possibilidade de uma ordem futura de interdição parcial ou total da unidade caso a JBS não cumpra as medidas estabelecidas pelo MPT.

A ação foi ajuizada com base em duas fiscalizações realizadas nos anos de 2015 e 2018. Na última fiscalização, foram lavrados 78 autos de infração apontando irregularidades no ambiente laboral da empresa.

Entre as obrigações determinadas, destacam-se conceder aos empregados período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre duas jornadas de trabalho; descanso semanal de 24 horas consecutivas e intervalo para repouso e alimentação de, no mínimo, uma hora e, no máximo, duas horas, em qualquer trabalho contínuo cuja duração exceda de seis horas, por exemplo.

A decisão não está relacionada com a covid-19. Em julho, a mesma unidade teve o afastamento dos funcionários determinada pela Justiça para a testagem de trabalhadores assintomáticos para evitar a disseminação da covid-19 no frigorífico.

O abatedouro da JBS em Três Passos é uma das plantas que tiveram as exportações à China suspensas devido a casos do novo coronavírus entre funcionários.