Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Coronavírus

Justiça obriga JBS a testar funcionários em Garibaldi(RS) para covid-19

Empresa terá dez dias para companhia testar funcionários de abatedouro

Justiça obriga JBS a testar funcionários em Garibaldi(RS) para covid-19

A juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Garibaldi (RS) determinou que a unidade de abate de aves da JBS no município deverá testar para covid-19 todos os funcionários no prazo de dez dias.

A unidade teria 66 casos confirmados de covid-19, com 65 funcionários recuperados e um óbito, informou a companhia nos autos do processo.

O município gaúcho tem 869 casos confirmados de covid-19 e nove mortes, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

Os funcionários com sintomas e resultado positivo deverão ser afastados por 14 dias, retornando ao trabalho somente quanto estiverem sem sintomas por pelo menos 72 horas.

Aqueles com sintomas e resultado negativo deverão ficar afastados e após dez dias deverão ser submetidos ao teste sorológico para então serem ou não liberados para voltar ao trabalho.

A companhia também terá de manter o sistema de escalas de trabalho e revezamento de turnos e jornadas, garantir que os trabalhadores se mantenham a dois metros um do outro, além de manter e fiscalizar o uso de equipamento de proteção individual. A JBS também deve implementar medidas de busca ativa de casos entre os funcionários.

Outro lado

A JBS reitera que a proteção e a saúde de seus colaboradores é o seu principal objetivo. A empresa adota um protocolo robusto de controle, prevenção e segurança contra a Covid-19 em todas as suas 135 unidades e que estão em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e com as organizações de saúde.  Saiba mais sobre as medidas adotadas pela JBS no link: https://jbs.com.br/ comunicacao/covid-19- principais-medidas-de-protecao .