Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Lançamento de nova categoria para avançar em frios feito por Seara

Planos da JBS é dobrar Seara de tamanho até 2023

Lançamento de nova categoria para avançar em frios feito por Seara

Em ritmo acelerado de investimentos para dobrar o faturamento até 2023, a Seara – subsidiária da JBS que reúne o negócio brasileiro de aves, suínos e alimentos industrializados – vai inaugurar uma nova categoria para avançar na mercado de frios, competindo ao mesmo tempo com os fatiados feitos de peito de peru e presunto.

A área de pesquisa e desenvolvimento da Seara criou um embutido a partir do lombo suíno, carne mais magra que o pernil, matéria-prima do presunto. Batizado de Levíssimo, o fatiado tem sabor semelhante ao do presunto, mas é tão magro quanto o peito de peru – o teor de sódio é 23% menor que o da alternativa de peru da Seara.

A estratégia de preços para o novo produto mostra as ambições da empresa. Por ser feito a partir de carne suína, o lançamento é mais competitivo que o fatiado de peito de peru. Conforme o diretor-executivo de alimentos preparados da Seara, João Campos, o preço sugerido é de R$ 29,50 por quilo, 30% mais barato que o peito de peru.

Nos últimos anos, a produção de carne de peru do país foi reduzida, o que também teve impacto no preço. A Sadia, marca da BRF, é a líder absoluta desse mercado, mas poderá ver a competição aumentar com o lançamento da rival.

Em entrevista ao Valor, o diretor da Seara evitou mencionar concorrentes, mas frisou que o Levíssimo tem potencial para superar o peito de peru na lista de frios mais vendidos no país. No segmento, mortadela e presunto são os líderes, segundo a Nielsen.

De acordo com Campos, o mercado de frios movimenta R$ 8 bilhões anuais. Nessa frente, a Seara tem uma penetração de 60% no país. Com o lançamento, prevê adicionar 1,6 milhão de lares, ampliando sua presença para 70%, acrescentou o executivo. A estimativa é que a frequência de consumo possa aumentar 20%.

Para atrair o consumidor brasileiro, a Seara também fará uma ampla campanha publicitária, incluindo a participação no Big Brother Brasil – a marca da JBS patrocina o reality show. O produto começa a chegar às gôndolas nesta semana, e a distribuição será nacional, afirma Campos.

Os esforços da Seara para avançar em frios, um mercado que cresce 9% ao ano, também inclui investimentos em mortadela defumada, categoria liderada pela Perdigão Ouro – a participação da líder BRF no segmento de frios é de 48%.

Recentemente, a JBS concluiu a ampliação da capacidade de produção de mortadela defumada na fábrica da Seara em Jaguariúna, no interior paulista. Antes do investimento, a empresa estava sem capacidade para aumentar a produção. Agora, ela poderá ampliar a oferta em 40%. O desafio agora deixou de ser industrial e passou a ser da área comercial.

A expansão da Seara foi anunciada no fim de 2019, quando a JBS iniciou um investimento de R$ 8 bilhões em cinco anos. Mais da metade será destinada à Seara.