Cooperativismo

Lar constitui cooperativa de crédito, a Lar Credi

Cooperativa será exclusiva para a família associada da Lar, funcionários e parceiros, público de mais de 30 mil pessoas.

Lar constitui cooperativa de crédito, a Lar Credi

Com a presença de 20 sócio-fundadores foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Lar Cooperativa de Crédito – Lar Credi na tarde de 18 de agosto, no Lar Centro de Eventos em Medianeira (PR). “As operações serão simples, tecnológicas e modernas, com baixo custo de operação e exclusiva para associados, funcionários e parceiros”, afirmou o diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial e também eleito presidente da Lar Credi, Irineo da Costa Rodrigues.

O dirigente detalhou que será uma cooperativa exclusiva para a família associada da Lar, funcionários e parceiros, público de mais de 30 mil pessoas.  A documentação e ata da assembleia foram encaminhadas ao Banco Central, que poderá em menos de um mês já autorizar o funcionamento. “Nós vamos poder atuar nas microrregiões onde a Lar está instalada, hoje nós temos associados que moram ou quadro funcional também, então serão em torno de 200 municípios, distribuídos no extremo Oeste do Paraná, a região de Rolândia, onde nós vamos estar iniciando o abate de frango a partir do dia 2 de setembro e em praticamente a metade do Estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou Irineo.

O foco inicial será financiar demandas agrícolas, mas com serviços de compensação de cheque, cartão de crédito, carteira de seguros, e demais necessidades dos associados. Durante a assembleia foi apresentado o gerente geral da Lar Credi, e também um dos sócio-fundadores, Marino Niehues. Ele é engenheiro agrônomo, começou seu trabalho profissional na atual Sicredi, depois migrou para Lar e na caminhada trabalhou em três locais como gerente de unidade, e depois no Mato Grosso do Sul, além da gestão de insumos de toda a Lar, com conhecimento em tecnologia e agronegócio.

O primeiro posto de atendimento presencial será no centro de Medianeira, anexo a unidade de atendimento aos associados. Além deste, inicialmente haverão outros dois no Paraná e três no Mato Grosso do Sul para que a Lar Credi se estruture gradativamente.

Foram eleitos como membros do Conselho de Administração: Irineo da Costa Rodrigues – Diretor-Presidente, Lauro Soethe – Diretor Vice-presidente, Urbano Inácio Frey, Clédio Roberto Marschall, Adriano José Finger, Diogo Sezar de Mattia, e Adriana Eliza Matte. Conselho Fiscal, efeitovos: José Carlos Colombari, Jakson Demétrio Lamin e Édio Rodrigo Welter; suplentes: Isabela Albuquerque, Jonas Nadam Konradt e Suzana Margarida Knapp Pieniz.