Bioceânico

Lar Cooperativa participa de fórum internacional de logística

A cooperativa foi uma das empresas convidadas para opinar sobre o Corredor Bioceânico, que é um antigo sonho para a indústria brasileira desde a década de 1970

Redação, com informações Lar
07-Jun-2022 08:37

A viabilização de uma Rota Bioceânica, interligando o Brasil, Argentina, Paraguai e Chile, deve facilitar as negociações com o mercado externo. O projeto esteve em discussão durante o 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, realizado no dia 26 de maio, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Diversos parlamentares dos quatro países compareceram ao evento. A Lar Cooperativa foi uma das empresas convidadas para opinar sobre o assunto, que é um antigo sonho para a indústria brasileira desde a década de 1970.

“A Lar foi a única cooperativa convidada para participar do evento. O assunto debatido é de extrema importância pois estamos falando de uma rota rodoviária que será construída, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, chegando aos portos do Chile e com isso ganhamos em eficiência logística, pensando no acesso ao mercado asiático e oeste americano que são grandes importadores de produtos do nosso interesse”, comentou Vandeir Conrad, superintendente de Negócios Agrícolas da Lar, que representou a Cooperativa no fórum de logística.

O projeto prevê a revitalização de rodovias, a construção de novos trechos e da ponte que ligará os municípios de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY), além de outras obras e acordos comerciais envolvendo os quatro países. Com a viabilização do plano, as indústrias ganham com a redução de custos no transporte e os municípios são beneficiados diretamente através da economia gerada pela rota.

“A nossa participação demonstra a relevância que a Cooperativa tem. Foi o primeiro fórum sobre o tema, contribuímos com a nossa opinião e entendemos que o projeto é viável, mas ainda existem muitas discussões e investimentos a serem feitos”, encerrou Vandeir reforçando a viabilidade do projeto.

De acordo com o projeto, só no Mato Grosso do Sul, 23 municípios deverão ser beneficiados diretamente pela Rota Bioceânica e outros 15 indiretamente. A Lar atua no estado desde 2002 e conta atualmente com 32 unidades de recebimento de grãos, 17 unidades de atendimento ao associado e uma Unidade Industrial de Soja, localizada em Caarapó.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.