Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Leitoas de alta genética

Granja Rodeio, de José Adão Braun, só trabalha com leitoas puras Landrace e Large White e leitoas F1, cruzamento dessas duas raças.

Redação SI 06/09/2002 – O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, José Adão Braun, fundou a Granja Rodeio em 1975 com o intuito de produzir genética de boa qualidade.

Alguns anos após, como bom administrador que é, sentiu a necessidade da especialização. Produzir machos e leitoas para futuras reprodutoras, em granja pequena, não era compatível. Por isso, especializou-se na produção de leitoas, oferecendo ao mercado leitoas puras Landrace e Large White e leitoas F1, cruzamento destas duas raças.

Aprumos – A genética te origem européia, principalmente da Alemanha. Depois fez importações dos EUA e Canadá. Por estar perto da Central de Inseminação Artificial de Estrela (CIAS), ele usa muito essa técnica, tendo grande obstinação por material de grande proficidade. Também não se descuida na característica de produzir carne magra, com bons aprumos, ossatura pronunciada e aparelho mamário perfeito.

As instalações são bastante antigas e nos momentos em que a atividade fica mais econômica, está modernizando-as. Dentro dos padrões técnicos da União Européia, ele está convisto de que em breve exportaremos para aquele mercado. O gerente, Erni Kautzmann, e dois funcionários, dão conta dos trabalhos da granja, que conta hoje com 120 matrizes Large White e Landrace.

Sanidade e genética estão a cargo do veterinário Valmor de Barros Vargas.