Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento aponta mais milho em SC

Os primeiros indicativos para a nova safra catarinense de milho são promissores.

Da Redação 05/09/2002 – Os primeiros indicativos para a nova safra catarinense de milho são promissores, segundo estimativas dos técnicos do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa/SC).

Ao contrário do projetado para o restante do país, os dados, embora preliminares, indicam que a área poderá apresentar incremento em relação à cultivada no ano passado.

Segundo o analista de mercado do instituto, Simão Brugnago Neto, o aumento na área plantada decorre da constatação de uma forte demanda dos pequenos produtores pelas sementes do Programa Troca-Troca (cujo volume deverá crescer de 240 mil para 300 mil sacas). Os produtores de maior porte, estimulados pelo preço, também demonstram intenção de aumentar levemente a área a ser cultivada.

Por isso, apesar de as boas cotações da soja “frearem” o avanço do cultivo do milho, não será surpresa se o cereal vir a apresentar um incremento de área superior a 3% em comparação aos 835 mil hectares plantados na safra passada. Caso isto se confirme, a produção poderá situar-se em um patamar próximo de 3,9 milhões de toneladas, uma vez que os bons preços estão estimulando o uso de tecnologia. O uso da tecnologia favorece o rendimento das lavouras.

“A produtividade, que em razão das estiagens havia declinado de 4,4 mil quilos por hectare para 3,7 mil quilos, poderá evoluir para 4,5 mil quilos” avaliou Neto. O déficit estadual, que aumentou de 800 mil toneladas para 1,6 milhão de toneladas, poderá, em 2003, cair para 900 mil toneladas.