Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FAO

Líderes globais se reúnem para intensificar a luta contra a resistência antimicrobiana

Reduzir a lenta pandemia requer ações intensificadas, disse o chefe da FAO<br /> 

Líderes globais se reúnem para intensificar a luta contra a resistência antimicrobiana

Líderes globais de destaque na ciência, indústria e governo juntaram-se ao esforço das Nações Unidas para combater a resistência antimicrobiana, descrita como uma pandemia lenta pelo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO ), QU Dongyu.

O One Health Global Leaders Group on Antimicrobial Resistance (AMR) , co-presidido por Mia Amor Mottley, Primeira Ministra de Barbados e Sheikh Hasina, Primeira Ministra de Bangladesh, realizou sua primeira reunião, reunindo como membros cerca de 20 ministros do governo, cientistas proeminentes e líderes de fundações e empresas de todo o mundo. A lista completa dos membros do One Health Global  Leaders Group está disponível  aqui .  

Lançado em novembro de 2020 pela FAO, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que agora também farão parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Grupo visa catalisar a atenção e esforços globais para combater a resistência antimicrobiana em todos os setores e garantir a disponibilidade de medicamentos importantes para o futuro.

“Esperamos que este Grupo demonstre uma liderança forte e avance na resposta global à AMR, sustentando o ímpeto político, criando apoio público e mobilizando recursos em todos os níveis”, disse Qu Dongyu da FAO na abertura da reunião.

Qu enfatizou que COVID-19 destacou a interconexão dos sistemas agroalimentares e de saúde em todos os níveis, e isso era muito relevante para a gestão da AMR, que ele descreveu como uma “pandemia lenta” e uma “ameaça séria “

Os medicamentos antimicrobianos são essenciais no tratamento de doenças e seu uso é essencial para proteger a saúde humana e animal. No entanto, o uso indevido e o manejo de antimicrobianos são uma grande preocupação como um risco de surgimento e disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos.

Embora reconheça que chamar a atenção para AMR no meio do COVID-19 pode parecer um desafio, esta é uma oportunidade, disse o chefe da FAO, visto que o mundo está mais sensibilizado para a fragilidade dos nossos sistemas de saúde e a necessidade de combater coletivamente quaisquer ameaças aos eles.

“Não há tempo a perder. Vamos unir nossas forças e trabalhar juntos – todos por uma saúde e uma saúde para todos!” ele pediu.

Qu também destacou que controlar a AMR era importante para a FAO, que está apoiando seus membros por meio dos “quatro melhores” – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida.

O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que o mundo não poderia suportar outra crise global e exortou os líderes políticos, o setor privado e a sociedade civil a trabalharem juntos para abordar os impulsionadores da AMR e aplicar uma abordagem coordenada para aumentar os investimentos em  One Health  espectro na implementação de planos de ação nacionais, pesquisa e desenvolvimento.

A Diretora-Geral da OIE, Monique Eloit, disse que a experiência do Grupo poderia ajudar a defender o uso prudente e responsável de antimicrobianos e a supervisão profissional de seu uso em todos os setores. Ela apontou que a luta contra a resistência antimicrobiana é um exemplo perfeito de uma aplicação concreta da abordagem multissetorial de uma saúde em nível global e nacional.

Os co-presidentes do Grupo, Mia Amor Mottley, Primeira-Ministra de Barbados e Sheikh Hasina, Primeira-Ministra de Bangladesh, abriram a reunião.

Mia Amor Mottley, que também moderou a reunião, disse que a AMR era um perigo claro e presente para as pessoas, animais, plantas e o meio ambiente, e havia a necessidade de um movimento para ver uma mudança transformacional na luta contra a crise da AMR. Por sua vez, Sheikh Hasina alertou que a AMR poderia colocar em risco todos os avanços significativos da medicina moderna.

A diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, disse que sua agência estava satisfeita em aderir a esta parceria, observando que o meio ambiente natural era algo que não podia ser ignorado ao lidar com a AMR, pois o meio ambiente era a chave para resolvê-la.

O que está reservado para o Grupo?

Alguns dos objetivos e ações previstos para o Grupo – a serem aprimorados no segundo dia da reunião e em futuras trocas – incluem:

– Manter a urgência, o apoio público, a dinâmica política e a visibilidade do desafio da AMR na agenda global;

– Defender a ação e o aumento do investimento, incluindo o apoio ao trabalho em expansão das   organizações tripartidas (FAO / OIE / OMS), ONU Meio Ambiente e outras entidades internacionais e regionais;

– Monitorar e relatar o progresso, lacunas e responsabilidade na resposta global à AMR;

– Defender o envolvimento de múltiplas partes interessadas com a participação dos Estados-Membros, agências da ONU, organizações internacionais e intergovernamentais e entidades regionais, sociedade civil, setor privado, pesquisadores e outros para desenvolver e trabalhar em direção a uma visão global compartilhada, objetivos e ação coordenada no AMR;

– Monitorar e defender a inclusão da AMR e da “lente” da One Health nos investimentos e programas dos principais instrumentos de financiamento para a agricultura, saúde, desenvolvimento, produção de alimentos e rações.

A saúde dos animais, das pessoas, das plantas e do meio ambiente está interligada. One Health é uma abordagem integrada que reconhece essa relação fundamental e garante que especialistas em vários setores trabalhem juntos para combater as ameaças à saúde de animais, humanos, plantas e meio ambiente.