Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Lignocelulose como ferramenta nutricional

O conceito que a fibra é essencial para a saúde intestinal, motilidade e bem-estar animal é cada vez mais aceito nos dias de hoje

Lignocelulose como ferramenta nutricional

Por Paulo Roberto Ost

É de conhecimento público que nos últimos anos muitos países do mundo têm inserido na sua legislação a utilização de um valor mínimo de fibra bruta na dieta de fêmeas suínas em gestação, baseando-se principalmente no bem-estar dos animais, uma vez que as matrizes ficam na quase totalidade das vezes em restrição alimentar. Ainda, tem aumentado de forma expressiva, a conscientização dos nutricionistas em relação as exigências de fibras para as outras categorias de suínos.

Pode-se afirmar que a fibra está sendo “redescoberta” na nutrição de suínos pelos seus múltiplos benefícios. Em uma perspectiva de eficiência econômica, sustentabilidade e saúde, o manejo da fibra na alimentação de suínos constitui-se um novo desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para aproveitar os seus benefícios. Vale ressaltar que nas tabelas de exigências nutricionais de suínos editadas no Brasil, a importância da fibra ainda é muito pouco explorada.

Confira este conteúdo completo na edição 299 da Revista Suinocultura Industrial. Também assine para receber as próximas no conforto do seu lar.