Crédito Rural

Linhas de financiamento que estavam suspensas são reabertas para contratação

Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) poderão ser acessadas ainda nesta safra

Redação com informações de Sistema Ocepar
21-Jun-2022 09:01

O Sistema OCB informou, na manhã desta segunda-feira (20/06), que o Tesouro Nacional enviou ofício às instituições financeiras autorizando a reabertura de duas linhas de financiamento que estavam suspensas desde o mês de fevereiro e que são importantes para o setor cooperativista: o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). Elas poderão ser acessadas ainda nesta safra.

Pleito

“O possível cancelamento desses repasses impactaria diretamente nossas cooperativas pois o montante, somente em projetos nestes dois programas encaminhados pelas cooperativas do Paraná aos agentes financeiros, está em torno de R$ 2 bilhões, especialmente na realização de novos investimentos. Por isso, a Ocepar e a OCB se mobilizaram e, nos últimos dez dias, realizaram inúmeras reuniões para encontrar uma solução para este importante pleito, que agora foi atendido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Economia e da Agricultura”, lembrou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Nem o Prodecoop nem o PCA tinham sido incluídos entre os financiamentos reativados quando da abertura de crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão para o crédito rural, no dia 10 de junho, pela Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia.

Monitoramento

O Sistema OCB afirma que continua monitorando também os desdobramentos das negociações em relação ao orçamento da União para que existam recursos suficientes ao Plano Safra 22/23.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.