Tecnologia

Londrina inaugura Tecnocentro, espaço de inovação e empreendedorismo

Local vai abrigar o ecossistema de inovação de Londrina, instituições e empresas, além de ser a sede da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD)

Redação, com informações AEN
27-Mai-2022 08:50

Foi inaugurado nesta quinta-feira (26) o Tecnocentro de Londrina, empreendimento esperado há mais de 20 anos e que será espaço catalizador de novos negócios, de fomento à inovação e do empreendedorismo na região Norte do Paraná. A solenidade de inauguração aconteceu no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, com a participação do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi.

O Tecnocentro tem 3.150 metros de área construída para abrigar o ecossistema de inovação de Londrina, instituições e empresas, startups, incubadoras, aceleradoras empresariais, profissionais liberais atuantes nos campos de tecnologia e de inovação, em modelo de coworking (espaço compartilhado). Também será sede da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) e sediará eventos do ecossistema da cidade, como os hackathons, que propõem a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e de ações.

A conclusão das obras foi possível com a viabilização de recursos pelo Governo do Estado, que repassou R$ 2,76 milhões pelo Programa de Transferência Voluntária da Sedu, a fundo perdido. A prefeitura deu contrapartida de R$ 145,93 mil e investiu mais R$ 932 mil para a inserção de aparelhos de ar-condicionado no local.

"É uma obra fundamental e colocará Londrina como expoente no desenvolvimento em tecnologia e em um patamar diferenciado nesse processo no País e, ainda, como Cidade Inteligente”, disse Zucchi.

Ele afirmou que a entrega do espaço traz um sentimento de esperança e de realização, devido à importância da obra e do setor de tecnologia e inovação. “Destaco todos os que colaboraram para que isso se tornasse realidade. O governador Ratinho Junior tem, como lema, 'Paraná, um Estado Inovador'. Por isso o governo fez florescer 18 parques tecnológicos no Estado. Londrina terá um grande parque tecnológico, de referência para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a prioridade dada ao Tecnocentro. “Esta obra ficou parada 24 anos. Em 2018, o governador Ratinho Junior ganhou a eleição e assumiu o compromisso de concluí-la. Ele disponibilizou recursos para que pudéssemos reiniciar e hoje estamos aqui inaugurando esse prédio que é referência no cenário de Tecnologia de Londrina e região”, afirmou.

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratã, a entrega do Tecnocentro é um sonho idealizado em 1998 e uma obra de muita importância para o município e região. “Vai atrair mais negócios e maior desenvolvimento para Londrina. Em breve teremos muito mais novidades por aqui”, garantiu.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, definiu o ato como um momento histórico. Para Moreira, o Tecnocentro é uma aspiração do povo londrinense desde 2002. “Será um divisor de águas na tecnologia de Londrina”, destacou.

ESPAÇO – A obra contempla um conjunto de instalações necessárias às várias atividades que serão executadas no espaço. O pavimento térreo tem um laboratório de alimentos, módulos para outros laboratórios de empresas, auditório, espaço de recepção, copa e sanitários. No pavimento superior há espaços destinados a empresas, sala de reuniões e sanitários. A área externa tem dois estacionamentos, guaritas e áreas técnicas para equipamentos.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.