Guia Gessulli
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Assine a Revista Revista Digital Anuncie
PSA

Mais de 300 novos surtos de peste suína africana são notificados no mundo

O número total de surtos em andamento subiu de 7.726 para 7,905

Estadão
17-Dez-2020 09:30

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 305 novos surtos de peste suína africana foram notificados no mundo entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, ante 208 casos verificados no levantamento anterior. O número total de surtos em andamento subiu de 7.726 para 7,905, sendo 4.148 surtos só na Romênia e 1.475 no Vietnã.

Dos novos surtos, 274 foram notificados na Europa, 30 na Ásia e 1 na África. Os dados constam de levantamento quinzenal divulgado pela OIE.

De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 24 países. Na Europa, Alemanha, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença. Na Ásia, China, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Papua Nova Guiné, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã têm casos em andamento. Já na África, Namíbia, Nigéria, África do Sul, e Zâmbia reportam a presença do vírus.

AveSui2021_dentro

No período de cobertura do levantamento, foram notificadas 13 perdas de animais na África do Sul, enquanto na Europa foram relatadas perdas de 957 porcos na Romênia, 118 na Ucrânia e um na Rússia.