Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mais oportunidades de financiamento para redes de suínos e frangos na Argentina

A ampliação dos incentivos financeiros ao setor anunciada pelo Banco Central se apresenta como um novo impulso ao crescimento que as duas atividades vêm apresentando

Mais oportunidades de financiamento para redes de suínos e frangos na Argentina

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação destaca o papel estratégico da produção de suínos e frangos no país, como cadeias dinâmicas das economias regionais.

A carteira agrícola nacional, e em coordenação com outras áreas do Governo Nacional e das Províncias, tem trabalhado para promover o desenvolvimento de ambos os setores em todo o território.

Nesse sentido, registra-se a decisão de ampliar a linha de financiamento para aumentar a produção de carne suína e de frango, anunciada esta semana pelo Banco Central da República Argentina (BCRA).

“É estratégico para o país colocarmos os instrumentos financeiros ao serviço da produção e das nossas economias regionais. De forma que nos permitam continuar a aumentar a nossa produção agroindustrial, garantindo o abastecimento interno e o crescimento das nossas exportações, disse o Ministro Luis Basterra.

Por sua vez, o presidente do Banco Central, Miguel Pesce destacou: “a gestão da política monetária, cambial e financeira está destinada a gerar as condições para que o setor privado possa fazer investimentos nos setores produtivos. duplo efeito de melhorar o abastecimento interno e gerar divisas, seja pela substituição de importações ou pela liberação de maior excedente de carne para exportação ”.

O Conselho de Administração do BCRA decidiu expandir a linha de “Financiar projetos de investimento” com uma taxa de desconto de 30% a todas as empresas, independentemente da sua dimensão, que realizem investimentos visando o aumento da capacidade produtiva de carne de frango e / ou suína.

“A linha agora pode ser utilizada, independente do porte da empresa, para aumentar a oferta de aves e suínos, considerados substitutos da carne bovina. Esses setores têm margem potencial para aumentar sua produção e contribuir tanto para a diversificação da pauta de consumo de carne, bem como o aumento das exportações líquidas “, informou o banco.

“O desenvolvimento de ambas as cadeias tem um impacto dinâmico nas nossas economias regionais, geram trabalho e raízes. Com esta premissa trabalhamos em conjunto com as províncias, por isso recebemos com entusiasmo medidas como as anunciadas pelo Banco Central”, frisou. adicionado Basterra.

Redes estratégicas com boas perspectivas

“A produção intensiva de carnes, como suíno e frango, é estratégica para agregar valor ao território, transformar nossos grãos em carnes e o desenvolvimento federal por meio da geração de empregos privados de qualidade”, enfatizou o subsecretário de Pecuária e Produção Animal, José María Romero.

Vale ressaltar que o consumo de frango aumentou nos últimos 20 anos, passando de 26,6 kg / habitante / ano (2000) para 41,4 kg / habitante / ano (2010) e 46 kg / habitante / ano (2020), como consequência da consumo sustentado no mercado local, que aproveita o acesso a uma proteína de alta qualidade a um preço muito acessível.

Tornou-se um componente fundamental na cesta de carnes argentinas, com um consumo muito próximo ao da carne bovina.

No que respeita ao sector da suinicultura, de acordo com dados da Direcção de Suínos, Aves e Animais de Exploração da carteira agrícola nacional, a balança comercial suína voltou a ser positiva em 2020, tanto em volume como em termos monetários. O superávit comercial foi de US $ 4,03 milhões, enquanto em 2019 havia um déficit comercial de US $ 47,3 milhões.

Da mesma forma, as exportações de carne suína chegaram a US $ 62,12 milhões no ano passado, o que representa um aumento de 74% em relação a 2019. Por outro lado, as importações caíram 30%, para US $ 58,09 milhões.

Em volume, o país exportou 34.704 toneladas do peso do produto, um aumento de 65% em relação a 2019, enquanto o volume das importações foi de 20.142 toneladas (-36%).

“Ambas as carnes são os eixos centrais para a mudança da nossa matriz agro-produtiva e agroexportadora para um desenvolvimento federal, inclusivo e com maiores oportunidades”, explicou Romero.