Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Mais porcos comercializados! Pesos mais baixos! Grandes perdas financeiras! Não há diversão em Mudtown.

Por Jim Long, Presidente-CEO da Genesus Inc.

Pela segunda semana consecutiva, o abate  de suínos no mercado norte-americano foi superior a um ano atrás. 2.457.000 vs. 2.439.000. Só podemos esperar que as plantas dos EUA possam continuar aumentando a produção. Margens brutas fortes de empacotador certamente incentivam.

Os pesos diários da Carcaça de Porco Magro da Base Nacional continuam diminuindo. Os primeiros quatro dias da semana passada tiveram em média 213,88 libras; há quatro semanas em média 220,17 libras. Sem dúvida, os pesos caíram ao extremo. Certamente temos dificuldade em entender como alguns podem reivindicar 4-7 milhões de suínos com backup devido a desacelerações anteriores da fábrica. No contexto, uma semana antes era em média 215,51 e há um ano 214,58.

Não há nenhuma maneira em nossa mente que os suínos possam ser salvos nos extremos, alguns afirmam quando vemos que os pesos médios continuam diminuindo a cada semana. Esperamos que alguns produtores sejam apoiados. Depende de onde, nos EUA, qual planta, medo de fechamento da planta, gerenciamento de ração, etc. Muitas dinâmicas em jogo.

A questão é como ocorreu a liquidação do rebanho. No último trimestre de dezembro a fevereiro, o estoque do USDA indicou uma queda de 96.000. Nesse trimestre, o abate de matrizes nos EUA aumentou 34.000 em relação ao ano anterior. Quando olhamos para o segundo trimestre, parece-nos que o abate de porcas dos EUA aumentará cerca de 100.000 quando os dados finais forem reunidos. Esperamos que, quando combinado com menor retenção dourada e mortalidade contínua de matrizes, o rebanho de porcas dos EUA caia na faixa de 150 a 250.000. Percebemos que essa é uma estimativa ampla.

Esperamos que o que quer que termine na liquidação de 1º de junho, os porcos do mercado com uma perda de U $ 40 por cabeça esteja acabando com os negócios. Se continuar sem lucros, mais e mais liquidações acontecerão. Está afetando o  grande e o pequeno. Alguns se beneficiam da propriedade de fábricas de embalagem ou porcentagem da margem bruta de empacotador, mas muitos não.

Dependendo do comprimento e profundidade da liquidação do rebanho de porcas, os problemas de capacidade do empacotador não serão um fator, pois milhões de produção de suínos desaparecem. Alguns chamam isso de capitalismo destrutivo. Outros destruindo os meios de subsistência e os sonhos das pessoas.

Muitos de nós estamos neste negócio há muito tempo. Lembramos os baixos preços de 1993-94, que terminavam quase todo o campo de partos – operações externas (agora eles receberiam prêmios). Ao mesmo tempo, houve o aumento da produção de suínos Murphy Farm, Carrolls, Heartland Pork, Premium Standard Farm e Feed Company em Purina. Os baixos preços de 1998-99 atingiram e muitas das organizações, se não todas, acabaram com a propriedade reestruturada devido às enormes perdas financeiras. Grande demais para falhar não era verdade.

Nos últimos vinte anos, houve questões do ciclo do suíno que continuaram a levar a uma consolidação maior. 2019-2020, atingimos outra grande questão de preços de suínos. Tivemos eventos de Cisne Negro relacionados a problemas com PSA, Comércio e Coronavírus. É um grande desafio. A expressão Força Maior parece ter se tornado tão comum quanto os suínos por ano e por ano, contratos de vários tipos foram desenvolvidos. (palavra bonita para quebrado). Como um amigo nosso diz: “ninguém fica sem dinheiro se puder evitar”.

Por natureza, somos otimistas. Como qualquer pessoa neste setor precisa ser. O lado positivo é que estamos produzindo um produto que é a carne mais consumida no mundo. Sabemos horas extras que os países com o custo de produção mais competitivo e o acesso aos mercados vencerão. Também sabemos que o capitalismo darwiniano (ciclo do porco) levará a preços mais altos por uma oferta mais baixa. É sobre capital e coragem para chegar ao outro lado.