Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MAPA negocia com a África do Sul exportação de carnes bovina e suína

A médica veterinária sul-africana Marieta Brankhost vai visitar os Estados de TO, PA, GO, SC, RS e regiões de fronteiras com a Argentina.

Redação SI 06/08/2002 – O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos de Oliveira, reuniu-se ontem (05/08) com a primeira  missão mista Brasil – África do Sul para discutir o comércio bilateral de produtos de origem animal. O Brasil quer exportar carnes de suínos e bovinos e a África do Sul quer vender avestruzes e embriões bovinos.

A médica veterinária sul-africana Marieta Brankhost vai visitar os Estados de Tocantins, Pará, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e regiões de fronteiras com a Argentina. Seu objetivo é conhecer o sistema de defesa animal e as ações executadas pelo Mapa em atividades de proteção ou vigilância primária nas zonas livres de febre aftosa. Ele vai visitar ainda frigoríficos com vistas a habilitar esses estabelecimentos para exportação. A delegação sul-africana será acompanhada por técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Luiz Carlos de Oliveira lembrou que, recentemente, a Secretaria de Defesa Agropecuária notificou o Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial de Comércio reclamando de barreiras técnicas praticadas pela África do Sul contra o Brasil. A boa vontade dessa delegação em negociar este assunto reflete o sucesso de nossa notificação na OMC.